A cidade do Recife foi a primeira do país a sediar o Cidades Habitáveis, evento promovido pelo grupo Philips e que reuniu líderes com o objetivo de debater políticas públicas com foco na melhoria dos espaços urbanos. O prefeito Geraldo Julio (PSB) participou, nesta terça-feira (19), de mesa redonda no evento, ao lado do fundador do Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem), Philip Yang, e com o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (PSDB).
A presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), Marina Grossi, mediou o debate.
Ao longo do encontro, realizado no Centro de Artesanato, Geraldo defendeu a ampla participação da sociedade no processo de planejamento dos grandes centros urbanos. Como exemplo dessa integração entre o poder público e a população, o gestor citou o Recife 500 anos, um projeto com foco no redirecionamento do processo de desenvolvimento urbano da capital pernambucana, tendo como norte o ano de 2037.
“A cidade precisa repensar os centros urbanos e isso significa cuidar do ontem, do hoje e planejar o futuro. A Prefeitura do Recife está retomando o protagonismo público no processo de planejamento urbano com uma participação ampla da sociedade, para que possamos fazer uma discussão do futuro da nossa cidade e pensar os próximos anos para transformar a nossa qualidade de vida”, argumentou o prefeito.
Geraldo detalhou ainda as ações da atual gestão no sentido de organizar o espaço público e fazer com que os recifenses se apropriem da cidade. ‘Estamos tirando da área pública o que não pertence a ela: entulhos, ocupações irregulares e carcaças de carros. Também estamos promovendo diversas atividades que querem levar as pessoas de volta às ruas, como o Lazer na Rua, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o Recife Antigo de Coração e, também, a reforma de parques e praças, devolvendo-os melhores à população”, pontuou.