Condenados pelo escândalo do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino embarcaram por volta das 14h15 (horário de Brasília) deste sábado (16) no avião da Polícia Federal. O embarque aconteceu no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, de onde a aeronave deve seguir para Belo Horizonte para finalmente chegar a Brasília.
Os dois receberam ordem de prisão e se apresentaram à sede da Polícia Federal em São Paulo na sexta-feira (15). Tanto Dirceu quanto Genoino cumprirão pena em regime semiaberto, mas precisam se apresentar à vara de execução penal da PF em Brasília.
O primeiro a entrar no jato ERJ 145 da Embraer com capacidade para 50 pessoas foi José Dirceu, subindo rapidamente as escadas seguido por alguns agentes federais. Depois foi a vez de Genoino. Nenhum dos dois foi algemado, resultado do acordo de seus advogados com a polícia.
Ao chegar a Minas Gerais, mais sete condenados devem se juntar a Dirceu e Genoino: Marcos Valério, operador do esquema; Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério; Ramon Hollerbach, outro ex-sócio de Valério; Romeu Queiroz, ex-deputado pelo PTB-MG; Simone Vasconcelos, ex-diretora da agência publicitária SMP&B; Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural; e José Roberto Salgado, ex-vice-presidente do Banco Rural.
O ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares se apresentaram diretamente à Polícia Federal de Brasília. o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e 7 meses, fugiu para a Itália.