
DEM no lá e lô?
Com o provável alinhamento do DEM ao palanque do tucano Aécio Neves, como ficaria o Democrata em Pernambuco na sucessão estadual? Candidato próprio está fora de cogitação, até mesmo por falta de quadros.
Tenho a impressão de que Mendonça Filho, que hoje comanda a legenda no Estado, deve copiar o modelo do PSDB: no plano nacional marcha com Aécio e no local apoia o candidato a governador do PSB.
Presidente estadual do PSDB, o deputado Sérgio Guerra já admite uma composição nesses moldes, porque em Minas a tendência é que PSB e PSDB, que hoje são alinhados, permaneçam juntos no plano estadual.
O maior entrave de uma coligação dessa complexidade para o eleitor entender está também na eleição proporcional. Há quem fale num grande chapão para deputado federal e estadual que inclua também o PSDB e o DEM.
E aí, Mendonça topa? O chapão federal, para ele, não seria problema. O drama estaria em administrar a ampla coligação para estadual em razão da resistência daqueles que teriam, teoricamente, uma eleição garantida e que, teoricamente também, passariam a servir de cauda.
Há muito tempo pela frente, mas essas costuras, quando não bem conduzidas, desagradam a gregos e troianos. Para os que disputam a eleição proporcional o melhor cenário seria candidatura própria a governador, mas o DEM, esfacelado, não pode entrar numa aventura. E não vai aparecer ninguém para o ‘cristo’.
A saída seria de fato buscar uma forma de se entender com o PSB, principalmente se este for o modelo adotado em outros Estados, como Minas.
Eduardo e Aécio estão costurando palanques que possam dar certo nos Estados sem refletir nos projetos presidenciais de ambos. Não é fácil, mas político adora engenhocas e malabarismos!
VINGANÇA– O deputado João Fernando Coutinho, primeiro-secretário da Assembleia, está um poço de mágoa com o secretário Aluizio Lessa, secretário de Articulação Social e Regional, que trabalhou pela eleição do prefeito eleito de Água Preta, Armando Souto (PDT). Já tem gente na cúpula socialista defendendo algum tipo de retaliação ou punição ao deputado-licenciado. Vingança é um prato que se come frio e feito papa, pelas beiradas.
Punido, mas não cassado–
O Tribunal de Justiça de São Paulo foi condenado a pagar uma multa de R$ 42,3 milhões por desvios do túnel Ayrton Senna, mas o advogado Eduardo Nobre, garante que ele não está inelegível. “Só a justiça eleitoral pode examinar acusação com base na Lei da Ficha Limpa”, disse Nobre, membro da OAB-SP.
É dando que se recebe– O senador Humberto Costa tentou enquadrar os 13 prefeitos do PT num encontro, ontem, no Recife, com relação ao pleito de 2014. Mas poucos compareceram. O partido não vai aceitar nenhum tipo de alinhamento ao PSB, nem no plano estadual nem no nacional. A compensação pela lealdade canina virá pela liberação de emendas orçamentárias da União.
Alagoas violenta– Segundo levantamento do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil tem em média 1,7 detentos por vaga. Em sete Estados, mais de 50% da população carcerária ainda aguardam julgamento. Em Pernambuco, esse percentual é de 62,6%, superado pelo Piauí (65,7%) e o Amazonas tem 62,7%. Já Alagoas continua líder absoluto em homicídios dolosos.
Agência politiqueira–
O deputado Gonzaga Patriota disse, ontem, que a Agência Reguladora de Petrolina não regula absolutamente nada, tendo cuidado nos últimos dias apenas em bombardear as ações da Compesa no município. Patriota ressalta que só em Petrolina a Compesa está investindo R$ 180 milhões.
CURTAS
LINHAS DE CRÉDITO– Por ocasião do Dia da Agricultura Familiar, o Banco do Nordeste promove em Custódia, na próxima sexta-feira, um mega evento para divulgar as linhas de crédito disponíveis para o crédito rural, além de negociação de dívidas dos pequenos e médios agricultores.
SEMINÁRIO– Hoje, o seminário Revolução digital, que já passou nas principais regiões do Estado, chega a Surubim, que sedia o encontro na condição de polo do Agreste Setentrional, atraindo também municípios do polo sulanqueiro. Será às 19 horas, no Hotel Cristal, com apoio do jornal Terra da Gente.
Perguntar não ofende: O PDT vai para o palanque de Dilma ou de Eduardo?
‘Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar’. (Provérbios 24-17)
fonte:blogdomagno