orla
Até abril, Programa Praia Limpa vai orientar população para importância de limpar e preservar o meio ambiente. Serão distribuídas sacolas, camisas e pulseiras
Varredeira mecânica também começou a funcionar neste domingo
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação
Todos os domingos, até abril do próximo ano, o Programa Praia Limpa vai conscientizar recifenses e turistas sobre a importância da limpeza da praia e preservação do meio ambiente. O projeto, que recomeçou neste domingo (3), vai distribuir nesse período dois milhões de sacolas ecológicas, 159 mil pulseiras de identificação para crianças e 1.350 camisas de proteção UV para barraqueiros, em um trecho de sete quilômetros que vai de Brasília Teimosa ao Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem.
Uma varredeira mecânica, equipamento com capacidade para limpar dois quilômetros em linha reta a cada hora, começou a funcionar também neste domingo.
Pelo menos 90 trabalhadores vão atuar no projeto: 60 na areia e outros 30, no calçadão. Eles se dividem entre os serviços de fiscalização, varrição e limpeza. À noite, um trator equipado com uma ciscadeira acoplada fará a limpeza da faixa de areia, removendo os detritos em uma profundidade de até 20 centímetros. Cem monitores vão distribuir sacolas e pulseiras. A cada 50 metros de extensão, uma lixeira foi instalada na areia, o que totaliza 150 coletores de lixo.
O trecho beneficiado está identificado por sete cores: vermelho, azul, laranja, rosa, amarelo, branco e verde. A sinalização indica a cor das 159 mil pulseiras que serão distribuídas para as crianças. No material, há espaço para o nome e o telefone dos responsáveis pelos pequenos, o que facilitará a localização, caso a criança se perca.
A dona de casa Rosana da Silva, 35 anos, estava em Boa Viagem com a sua filha de 7 anos, Ana Júlia. Ela revelou que antes não gostava de levar a criança à praia porque tinha medo de perdê-la. “No fim de semana é mais perigo porque há muita gente. Para perder um menino desses é rápido. Agora, fiquei mais tranquila”, comentou.
Durante o lançamento do programa, que está em sua 18ª edição, o prefeito Geraldo Julio entregou sacolas, camisas e pulseiras. “A praia de Boa Viagem é uma das áreas de lazer mais importantes da cidade. Fazer uma ação de educação ambiental aqui reflete na realidade de todo o Recife”, destacou. O programa tem apoio da Rede Globo.