Poderes diversos estão perplexos e meio apavorados

DO BLOG DE RENATO RIELLA

 As inteligências instaladas no Poder (em todos os níveis) e nas grandes redações vivem encasteladas e não entendem o que está acontecendo. Tentam descobrir culpados, que “precisam ser presos e condenados”, mas nas delegacias de polícia, no Ministério Público e na Justiça, a acusação concreta é quase nenhuma. Alguns presos são logo liberados por advogados voluntários que acompanham as manifestações.

A verdade é que não há como prender nem condenar (nem matar) um estado de espírito.

A mesma pesquisa da Folha que parece repudiar os Black Blocs mostra que, na principal cidade da América Latina, mais de 500 mil pessoas bem esclarecidas têm coragem de ser a favor de máscaras na cara, palavras agressivas, coquetéis molotov, apedrejamento de agências bancárias, invasões de assembleias e até tentativa de morte contra um coronel fardado e armado.

Há uma imensa revolta instalada contra governos, parlamentares, partidos políticos, grandes corporações e, breve, também, os tribunais da impunidade generalizada.

Na semana passada, no site do jornal O Dia, uma pesquisa mostrou 13 mil pessoas a favor dos Black Blocs e apenas cinco mil contra. Na redação de O Globo, houve perplexidade quando o jornal publicou manchete denunciando a prisão de “70 vândalos”. O site de O Globo foi inundado de ameaças e muitas pessoas suspenderam assinaturas em protesto contra a manchete.