Alagoinha e Poção, (distantes 225 e 244 quilômetros do Recife, respectivamente) são duas das cidades mais atingidas pela seca no Agreste do Estado e se tornarão os cenários do lançamento da Campanha Natal Sem Fome dos Sonhos – Ano 20, na tarde deste sábado, dia 26 de outubro.
Uma caravana do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário promete uma “invasão de solidariedade” nestas localidades, com atos ecumênicos de Oração pela Paz e a formação de mesas gigantes na região central das duas cidades. Em Alagoinha, a festa está marcada para começar às 15h, e, em Poção, a previsão é realizar a mobilização a partir das 18h.
O objetivo é chamar a atenção para o agravamento da seca na região, motivar a população local, e incentivar novas doações de alimentos, água e ração animal para serem distribuídos junto à população mais pobre do semiárido.
A programação das festas prevê a presença de lideranças religiosas dos diversos matizes que rezarão juntos diante de uma mesa gigante com pães e frutas. Depois das orações, será a vez da cantora Lourdinha Oliveira cantar sucessos populares de seu repertório de músicas regionais e românticas para animar o público.
O objetivo dos eventos, segundo os organizadores, é disseminar o significado do Natal Sem Fome, ou seja, que não falte comida em nenhuma mesa, nem no dia de Natal, nem nos outros 364 dias do ano.
Até dezembro, a proposta é realizar pelo menos 10 lançamentos da campanha Natal Sem Fome dos Sonhos, festejando os 20 anos de existência do movimento social lançado nacionalmente pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e incentivado em Pernambuco pelo arcebispo dom Helder Câmara.
As mobilizações do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário em apoio aos atingidos pela seca, em 2013, já ultrapassam a casa das 900 toneladas de donativos. A expectativa é superar até dezembro a marca de mil toneladas de alimentos, água e ração, que deverão ser distribuídas em cerca de 80 cidades de todo o Estado.
Mais informações com o coordenador da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, Anselmo Monteiro, pelos telefones (81) 9979 9716 ou (81) 9114 9716; ou com Carmelita (Alagoinha) pelo telefone (87) 3839 1690; e, Verônica (Poção) (87) 9138 8833.