Prefeitura: 350 paratletas nos jogos da Pessoa com Deficiência

Foto: Andréa Rego Barros/PCR

O Núcleo de Educação Física da UFPE, na Cidade Universitária, tornou-se uma grande arena esportiva voltada para a inclusão social na manhã deste sábado (19). Cerca de 350 paratletas estão competindo na oitava edição dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência, evento promovido pela Prefeitura do Recife com o objetivo de estimular a inserção desse segmento da sociedade na prática esportiva. O prefeito Geraldo Julio fez a abertura oficial da competição, que segue até este domingo (20).

Os competidores disputam troféus e medalhas em oito modalidades paradesportivas, todas em um único local: o Núcleo de Educação Física da UFPE, fato inédito que favorecerá a integração. Estão sendo realizadas provas no atletismo, natação, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, futsal, tênis de mesa, badminton e bocha. Foram contemplados paratletas com deficiências auditiva, física, intelectual e visual, no masculino e feminino.

Acompanhado da família, Geraldo Julio entregou medalhas na natação e assistiu jogos no basquete em cadeira de rodas e na bocha, esporte que ele chegou a praticar com o filho Rodrigo na ocasião.

“A Prefeitura estará muita mais próxima dessa causa. Queremos que essa postura aconteça de maneira cada vez mais intensa. É importante promover esses jogos porque aqui o esporte revela grandes atletas que se tornam orgulho para as suas famílias”, afirmou Geraldo Julio.

Já para o cadeirante Emílio Fernando, 51 anos, jogador de vôlei há 11 anos e que faz questão de participar de todas as edições dos jogos. “Esse evento mostra que o deficiente tem capacidade de praticar qualquer tipo de esporte. Desde que comecei a participar melhorei muito a minha qualidade de vida’, disse.

Diversas instituições ligadas ao segmento também participam dos jogos. Ao todo, 35 profissionais da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo do Recife estão envolvidos, bem como 16 associações de paratletas de Pernambuco.