GOVERNO FEDERAL É PRESSIONADO A LUTAR PELA LIBERDADE DE ANA PAULA

Presidenta Dilma: Interceda junto ao governo russo para libertar Ana Paula, minha filha
Povo brasileiro se manifesta pra que governo russo liberte Ana Paula
Abaixo-assinado por
    1. Rosangela Maciel, Mãe da ativista

      Porto Alegre, Brazil

Meu nome é Rosângela Maciel e sou mãe da Ana Paula, a gaúcha que já está há semanas presa na Rússia. Ana foi para a cadeia com outros 29 colegas do Greenpeace, depois de um protesto pacífico que fizeram contra a exploração de petróleo no Ártico, no dia 18 de setembro. Eles estão sendo absurdamente acusados de pirataria e, se condenados, podem ficar até 15 anos atrás das grades. Apelo à presidente Dilma Rousseff que, como chefe da nação, use seu peso político para intervir pela liberdade de Ana junto ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O próprio Putin declarou publicamente que o protesto não tinha nada a ver com pirataria. Mesmo assim, a Justiça russa decidiu pela prisão preventiva deles pelos próximos dois meses, até terminarem a investigação. Já estou há quase um mês sem ouvir a voz da minha filha, e não consigo aceitar a hipótese de que isso pode se estender por mais de uma década.

Ana Paula é uma mulher íntegra, idealista e que sempre lutou pacificamente pelas coisas que acredita. Se hoje ela está injustamente presa a milhares de quilômetros de casa, o motivo é um só: ela dá a cara a tapa por uma causa que é de todos nós.

Peço agora que vocês me ajudem a lutar pela liberdade dela. Escreva para a presidente Dilma, para que ela intervenha diplomaticamente. Muito obrigado!

Para:
Excelentíssima Presidenta Dilma Roussef, Presidenta do Brasil
Vossa Excelência Embaixador Sergey Pogóssovitch Akopov, Embaixador da Rússia no Brasil
Manifesto todo apoio e solidariedade à bióloga brasileira Ana Paula Maciel e às outras 29 pessoas que foram detidas na Rússia e acusadas de pirataria, após um protesto pacífico contra as tentativas da Gazprom de explorar petróleo no Ártico.

Considero absurda a acusação de pirataria e a prisão preventiva de pessoas que estavam, pacificamente, se valendo do direito de se manifestar, de se expressar, de não se calar. A prisão dos ativistas é um grave atentado aos direitos democráticos e pode abrir um perigoso precedente.

Portanto, peço, por meio desta carta, que a excelentíssima presidenta intervenha diplomaticamente no caso, junto ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, afim de que a brasileira Ana Paula tenha sua liberdade de volta o mais rápido possível.

Atenciosamente,
[Seu nome]