Lançamento de Oscar Barreto reacende racha do PT no Recife

 

O lançamento da chapa de reeleição do presidente do PT em Recife, Oscar Barreto, em evento ocorrido na noite desta segunda-feira (7), foi marcado pelo clima de indignação por conta de notícias sobre o possível cancelamento do Processo de Eleições Diretas (PED) do município, previsto para ocorrer daqui a 30 dias.  Estiveram presentes na ocasião, o ex-prefeito do Recife, João da Costa e a deputada estadual e candidata a presidência do PT pernambucano, Teresa Leitão.

 

A deputada disse que a notícia foi plantada na imprensa por setores que tem medo de sair perdendo no PED e que falou pessoalmente com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, sobre o episódio. “Uma jornalista me ligou para perguntar sobre o adiamento do PED e eu liguei para o presidente Rui Falcão. Ele me perguntou qual era a alegação do suposto adiamento e eu disse que era por causa da conjuntura difícil de Marina Silva no PSB e por aí vai. Em política quando não se tem uma resposta você inventa. Quem não quer o PED é quem não sabe perder e não quer buscar o voto porá a porta. Rui disse que posso dizer que ele falou que o PED seria mantido”, discursou.

 

João da Costa, por sua vez, falou sobre a importância de uma reflexão partidária acerca da devolução de cargos no Governo do Estado. Disse que a entrada de Marina Silva no PSB não causava muitas mudanças no quadro de sucessão em Pernambuco e que o PT deveria ser cauteloso. “Em todas as eleições disputadas nacionalmente tivemos segundo turno. Se o quadro de candidatos for Dilma, Aécio Neves e Eduardo Campos quem melhor para enfrentar no segundo turno? Eu prefiro Aécio. Definir o PSB como principal adversário é escolher esse partido para o segundo turno por isso não podemos fazer política com ressentimento e raiva. Mesmo por que quem tem motivo para ter raiva sou eu e mesmo assim estou no PT”, falou.

Já Oscar Barreto disse em seu discurso que o PT retrocedeu no estado por conta da derrota no Recife e fez referências ao desgaste nas prévias de 2012. “Voltamos aos anos 90 quando o PT não conseguia influenciar a política em Pernambuco. Eu vi a crise que se instalou quando João Paulo sabotou João da Costa. A principal oposição estava dentro do governo e do PT. Nós vamos limpar esse partido”, declarou.

fonte:?blogdomagno