Edifício Caiçara é demolido sem conclusão do processo de tombamento

Boa Viagem

Edificação construída na década de 40 foi demolida nesta manhã. Foto: Bruna Monteiro/DP/D.A.press
Edificação construída na década de 40 foi demolida nesta manhã. Foto: Bruna Monteiro/DP/D.A.press

O Edifício Caiçara, um dos últimos prédios antigos que ainda sobreviviam em meio aos espigões da orla da Boa Viagem, foi demolido na manhã desta sexta-feira. A informação, que começou a ser divulgada por meio das redes sociais pela ativista Ana Paula Portela, da ONG Direitos Urbanos, foi confirmada pela coordenadora do Patrimônio Histórico da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Neide Fernandes.

Vista de cima do Edifício Caiçara já demolido. Foto: Bruna Monteiro/DP/D.A.Press
Vista de cima do Edifício Caiçara já demolido. Foto: Bruna Monteiro/DP/D.A.Press

Segundo ela, a medida está sendo tomada sem a conclusão total do processo de tombamento. De acordo com Neide, o exame técnico realizado pela Fundarpe apontou que o órgão não tinha argumentos para solicitar o tombamento a nível estadual, o que poderia ser feito a nível municipal. Ela acrescenta que a demolição foi realizada sem que o governador homologasse a resolução do Conselho Estadual de Cultura, que foi desfavorável ao tombamento. Neide informou ainda que foi solicitado o embargo da demolição.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, Frederico Almeida, disse que o órgão foi informado da decisão.

O imóvel de três pavimentos, construído na década de 40 em estilo neocolonial tardio, tinha três pavimentos e seis apartamentos. O prédio foi alvo de disputa entre representantes da população civil que desejam preservá-lo e especulação imobiliária, que pretende construir um novo empreendimento em seu lugar.

Em setembro de 2011 foi criada uma petição virtual que recolheu inúmeras assinaturas alegando que demolir o imóvel representaria destruir um pedaço da memória da cidade. Além do abaixo- assinado, membros do movimento Salve o Caiçara entregaram para Fernando Duarte, Secretário da Cultura, documento com solicitação do tombamento.

fonte:dponline