Suenen Chaves
Sabe-se que liderar é fundamental quando falamos em gerar qualidade. Qualidade essa que não restringe-se apenas as organizações corporativas. Liderar vai muito além, a começar a viver e comandar sua própria vida. Todos nós possuímos todos os recursos de que precisamos para exercer influência a nossa própria vida e posteriormente sobre a das outras pessoas. Para isso, é preciso desenvolver a habilidade de liderar a si, conhecendo-se e fazendo uma auto-avaliação constante.
Lembre-se de que , se desejarmos, podemos mudar nossas atitudes para obtermos melhores resultados.É importante mostrar significados, é extremamente válido mostrar sua visão aos outros ,sejam de produtos, serviços, sentimentos, pensamentos, atitudes e relacionamentos, criando-se assim impacto mais forte quando relacionado a sua vivência e a experiências práticas.
Se tivermos a consciência do que queremos, nos sentirmos merecedores e capazes de alcançar um resultado, tivermos a iniciativa e a coragem para agir e depois sermos flexíveis, daremos um passo em direção à liderança. Liderar é exercer influência sobre o que se passa ao seu redor, seja construindo a vida que você deseja para si mesmo, seja inspirando diferentes pessoas a caminhar na mesma direção. A habilidade da liderança pode ser desenvolvida diariamente e depende fortemente de ações práticas e objetivas.
Qualquer pessoa pode exercer influência sobre sua vida e sobre a das pessoas que estão no seu convívio. Para isso, é preciso agir. Quando refiro-me que liderança é uma questão de atitude, relaciono todas as nossas ações diárias que podem influenciar positivamente as pessoas que convivem conosco. Esse tipo de liderança independe do cargo, do sexo, do porte físico, da condição social ou financeira. O que conta é o que está no nosso controle e o que podemos fazer para influenciar e mudar positivamente determinadas atitudes e padrões de pensamentos .
Algumas habilidades tornam-se essenciais quando falamos em liderar. Começando pela comunicação. Em termos de influência o que conta não é o quanto você sabe, mas o quanto você consegue transmitir desse conhecimento. Iniciativa sempre se faz presente, pois essa é a força motriz da mudança.Respeito:Sendo esse o gerador da colaboração e inspiração.Construção de relacionamentos: É pouco provável que você possa inspirar as pessoas se não construir relacionamentos baseados na segurança e na credibilidade. Estabelecer conexões saudáveis com todos, fortalece seu carisma e amplia sua influência. Resolver conflitos é uma habilidade muito valiosa, já que é preciso conduzir conversas difíceis e não criar desavenças.Finalmente temos a execução, em vez de negar a existência de um problema, aceite-o. Assim, cria-se estrategias para determinar possíveis soluções.
Liderar é um exercício diário que incluí sua postura diante de situações corriqueiras da vida, e sua forma de relacionar-se com os demais ao seu redor.
É necessário ter flexibilidade e sabedoria. Precisamos caminhar, ou seja, refletir sobre o que é liderança, tirar lições da vida prática, compará-las com a nossa experiência e com a experiência alheia. Saberemos que estamos indo bem quando ouvirmos dos outros, principalmente de nossos liderados, que estamos fazendo um bom trabalho,e quando esse bom trabalho vem com resultados expressivos, com elogios , com mais responsabilidades, e mudanças positivas em todas as relações e ações em nosso meio.