O filme que vai representar o Brasil na luta por uma vaga entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2014 é ‘O Som Ao Redor ‘, de Kleber Mendonça Filho. O anúncio foi feito no começo da tarde desta sexta-feira, 20 de setembro, pelo Ministério da Cultura em Brasília.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=sp75eaPVTCE&w=560&h=315]
O SOM AO REDOR
‘O Som ao Redor’ será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos que, por sua vez, escolherá cinco produções de todo o mundo para concorrer na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira na 86ª edição do evento.
O filme de Kleber Mendonça Filho fala sobre a vida em uma rua de classe média na zona sul do Recife que toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia. Enquanto alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão.
Escolha
‘A Comissão Especial de Seleção escolheu aquele que entendeu ser o mais representativo em termos de originalidade e expressão cinematográfica’, disse o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Leopoldo Nunes, integrante da comissão, segundo a Agência Brasil.
‘Acho muito simbólico pela regionalidade. É um filme pernambucano, de um ator pernambucano de altíssima qualidade, com uma reputação cinematográfica [internacional] que poucos filmes na história no Brasil tiveram’, destacou Nunes, lembrando que a obra recebeu críticas positivas em diversos 70 países. ‘O filme tem muitos predicados e muitas qualidades. Esses foram os critérios de desempate e para chegarmos no consenso’, acrescentou.
Dentre as 14 obras inscritas para a seleção nacional estavam, além de ‘O Som Ao Redor’, ‘Cine Holliúdy’, de Halder Gomes; ‘Colegas’, de Marcelo Galvão; ‘Cores’, de Francisco Garcia; ‘Elena’, de Petra Costa; ‘Faroeste Caboclo’, de René Sampaio; ‘Gonzaga – de Pai pra Filho’, de Breno Silveira; ‘Meu Pé de Laranja Lima’, de Marcos Bernstein; ‘O Dia que Durou 21 Anos’, de Camilo Tavares; ‘O Que Se Move’, de Caetano Gotardo; ‘O Tempo e o Vento’, de Jayme Monjardim; ‘Porto dos Mortos’, de Davi de Oliveira Pinheiro; ‘Uma História de Amor e Fúria’, de Luiz Bolognesi; e ‘Xico Stockinger’, de Frederico Mendina.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos vai anunciar os indicados ao Oscar 2014 em 16 de janeiro.
Os concorrentes de ‘O Som Ao Redor’
Outros países também já indicaram seus representantes ao Oscar 2014. A Alemanha escolheu ‘Two Lifes’; a Austrália, ‘The Rocket’; a França, ‘Renoir’ e a Hungria, ‘The Notebook’, por exemplo.
Indicações passadas
O Brasil já concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro quatro vezes: em 1963 com ‘O Pagador de Promessas’, em 1994 com ‘O Quatrilho’, em 1998 com ‘O Que É Isso, Companheiro?’ e em 1999 com ‘Central do Brasil’. O país nunca levou o prêmio.
fonte:msn
