Terceiro turno em Petrolina

     Por Magno Martins

Com a aprovação de duas CPIS, ontem, pela Câmara de Vereadores, Petrolina instalou na prática o terceiro turno da eleição municipal do ano passado, vencida nas urnas pelo prefeito Júlio Lóssio (PMDB).

Com maioria na Casa, Lóssio sinalizou para a sua bancada aprovar a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias de superfaturamento de cachês artísticos numa condição: que ao mesmo tempo fosse aprovada a CPI do hospital de Traumas, construído na gestão do ex-prefeito Fernando Bezerra Coelho (PSB), alçado ao Ministério da Integração por indicação do governador Eduardo Campos (PSB).

Com duas CPIS, a Câmara petrolinense tende a concentrar seus trabalhos nos próximos 90 dias nessa direção. Como o que está em jogo são denúncias envolvendo as duas principais lideranças do município, o que se verá na Casa será a extensão do palanque de 2012.

Ali, a temática de superfaturamento no hospital entrou na propaganda eleitoral, acirrando a disputa. Agora, a oposição quer um palanque para sujar a imagem de Lóssio, já apontado pelo PMDB nacional como alternativa do partido para disputar o Governo do Estado.

Uma CPI gerou a outra, mas tudo começou, na verdade, por uma decisão do conselheiro Ranilson Ramos, adversário histórico de Lóssio, recomendando investigação sobre as denúncias de que artistas contratados para o mega São João receberam seus cachês superfaturados.

Toda CPI tem suas razões de instalação, mas o que ocorreu, ontem, em Petrolina tem um viés diferente: armar palanque para 2014.

CUBANOS VÊM AI– O Governo deve anunciar hoje a ampliação do programa “Mais Médicos” para atrair outros grupos de profissionais estrangeiros.  O alvo na nova formatação visa conquistar os cubanos, embora o Brasil tenha reservas diante do percentual da remuneração dos médicos que o governo cubano pretende abocanhar. O valor supera 70% da bolsa de R$ 10 mil oferecida pelo Brasil, para que se possa chegar aos lugares mais remotos do País.

Imunidade socialista– O presidente da Câmara de Petrolina, Osório Siqueira, vive uma situação no mínimo inusitada: foi expulso do partido por uma decisão do deputado Gonzaga Patriota, mas continua filiado à legenda na prática, porque o ministro Fernando Bezerra (Integração) concedeu a ele uma espécie de “imunidade socialista”.

Invasão de privacidade– Quem recorreu à assinatura de TV a cabo para se livrar da chatice da propaganda eleitoral em ano de eleição pode ganhar um presente de grego: na reforma eleitoral, os senadores querem ampliar para os canais de TV a cabo a propaganda eleitoral. E já são certas pelo menos as inserções de 30 segundos, já valendo para as eleições de 2014.

Medicina no Sertão– O governador Eduardo Campos ministra, hoje, a aula inaugural da Faculdade de Medicina de Serra Talhada. “A faculdade vai imortalizar Eduardo no Sertão”, comemora o deputado Sebastião Oliveira (PR), autor da proposta de instalação da faculdade em Serra ao lado do colega Inocêncio Oliveira.

Rejeição comprovada– O vice-governador João Lyra Neto (PDT) diz que a pesquisa do Instituto Opinião em Caruaru, atestando que os seis primeiros meses da gestão do prefeito José Queiroz (PDT) têm uma reprovação de 54%, bate com um levantamento recente que encomendou. Segundo ele, os percentuais de ruim e péssimo somados chegam a 56%.

CURTAS

NA DEFENSIVA – Candidato a deputado estadual, o ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, diz que o prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PSB), com quem fechou uma dobradinha para Câmara dos Deputados em 2014, não pode ser considerado um ET no Pajeú. “Só em Serra, sua distribuidora de bebida gera 100 empregos”, justifica.

APOIO– As rádios Pajeú (Afogados da Ingazeira), Transertaneja (Afogados da Ingazeira) Cidade FM (Tabira), Líder do Vale (Serra Talhada), A Voz do Sertão (Serra Talhada) e Cultura (São José do Egito) se engajaram no apoio ao seminário “Revolução digital”, que será promovido em Afogados da Ingazeira pelo blogdoMagno no próximo dia 29, no auditório do Fórum, às 19 horas.

Perguntar não ofende: O escândalo da Siemens vai respingar também no PT?

fonte:blogdomagno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *