
O ex-prefeito do Recife, João da Costa (PT), garantiu, há pouco, que seu grupo político está debatendo uma alternativa ao candidato Bruno Ribeiro, nome ligado ao senador Humberto Costa e apoiado pelo deputado federal João Paulo, para disputar à presidência estadual do partido.
Ele disse que ideia é apresentar o candidato até a próxima segunda-feira (12), quando se esgota o prazo para a inscrição das chapas que queiram disputar o Processo de Eleição Direta (PED), em novembro. João da Costa evitou falar sobre prováveis nomes, mas afirmou esperar um consenso entre seus aliados.
“Alguns já se colocaram a disposição para serem candidatos. Estamos buscando o máximo de consenso possível. Queremos construir uma alternativa não em cima de um nome novo, mas de um projeto para o PT. Temos debatido o modo como a direção do partido deve funcionar, suas diretrizes e seu projeto para 2014”, afirmou.
Ao ser questionado acerca da divisão interna do partido e dos riscos de se ter um embate tão desgastante quanto às prévias de 2012, que o impediram de disputar a reeleição, o ex-prefeito disse estar tranquilo.
“Nenhum de nós foi consultado sobre Bruno Ribeiro. Partimos do princípio que fomos excluídos do processo. Não vejo risco de divisão. Nosso estado de espírito é de buscar a unidade do PT de forma respeitosa”, declarou.
Por fim, João da Costa afirmou que o novo presidente estadual deve estar atento ao contexto político gerado pelos protestos de junho.
“Quem quer disputar a eleição do PT deve refletir sobre isso. O partido se burocratizou muito. Temos que ampliar nosso diálogo com a sociedade, que não está mais organizada em sindicatos. Temos que fortalecer nosso uso da internet e das redes sociais”, pontuou.