
Com a visita do Papa Francisco ao Brasil, o Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) definiu medidas de controle e defesa do espaço aéreo durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro e em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. De acordo com o Comando de Defesa Aeroespacial, as medidas servem para aumentar a segurança e minimizar o impacto no transporte aéreo e incluem a restrição de voo em determinados espaços.
As áreas com voo restrito foram comunicadas à comunidade aeronáutica por meio de notam (notice to airmen, aviso aos aeronautas). Também serão intensificadas as ações preventivas com o uso de aeronaves de defesa, transporte, reconhecimento e asas rotativas.
Durante a passagem do pontífice, que fica no país até domingo (28), todo o transporte aéreo do líder da Igreja Católica será feito pela FAB, bem como o esquema de defesa durante os deslocamentos aéreos.
O avião que trouxe o papa ao Brasil aterrissou na Base Aérea do Galeão às 15h43. Ao entrar no espaço aéreo brasileiro, o pontífice recebeu uma mensagem de boas-vindas da FAB. A atuação da força aérea durante o evento faz parte de uma autorização da Presidência da Republica para o emprego temporário das Forças Armadas em prol da garantia da lei e ordem.