Editora de “O Globo” fala sobre novo e-book que analisa as manifestações no Brasil

 

 


 

 

Passado pouco mais de um mês desde o início das manifestações contra a corrupção e melhorias no transporte público que pararam o Brasil, o assunto ainda gera interesse e discussões na sociedade. Com o objetivo de trazer uma análise dos protestos e também reunir opiniões de artistas, políticos e profissionais de comunicação sobre o tema, o jornal O Globo acaba de lançar o e-book “O Brasil nas ruas

 

Crédito:Divulgação

Segundo a jornalista Maria Fernanda Delmas, editora da revista digital O Globo a Mais, o livro traz um apanhado de artigos, reportagens especiais e análises do jornal, e faz parte de um novo projeto que visa resgatar o conteúdo do acervo da publicação.

Este é o terceiro e-book de uma série que inclui também os títulos “Maracanã — a saga do mais famoso templo do futebol mundial” e “Novas vidas secas”, sobre Graciliano Ramos.

 

Para compor “O Brasil nas ruas”, a equipe responsável pelo projeto fez um recorte na cobertura das manifestações a partir do dia 17 de junho, quando 240 mil pessoas se reuniram para a quinta manifestação pela revogação do aumento na tarifa de ônibus, trem e metrô em todo o País. “Optamos por reunir uma gama de colunas, matérias e artigos que dessem um pouco o tom do que foi o período. A nossa ideia foi compilar essa cobertura, não no sentido de mostrar o factual, mas tentar entender o que foi esse momento”.

 

Dividido em cinco capítulos, o livro reúne textos de colunistas como Miriam Leitão, Merval Pereira, Arnaldo Jabor, Zuenir Ventura, Luís Fernando Verissimo, entre outros. Segundo a jornalista, com objetivo de chegar o mais próximo possível de traduzir o que foram os protestos, o e-book traz uma diversidade de opiniões, selecionando textos de colunistas com posturas variadas, além de matérias especiais. A parte de análises fica por conta de grandes pensadores e também pelo resgate histórico, comparando o movimento com outros semelhantes, como os protestos que culminaram no impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

 

Disponível para tablets, smartphones, desktop e Kindle, “O Brasil nas ruas” conta ainda com uma galeria de imagens que retrata parte da cobertura feita pelos fotógrafos do jornal.

Segundo Maria Fernanda, diferentemente da revista digital O Globo a Mais, o e-book dispõe de menos recursos multimídia para permitir a mesma experiência de navegação para todos os leitores.“Percebemos que o e-book precisava ser menos multimídia porque cada leitor lê de um jeito. O Kindle, da Amazon, não lê vídeo, além de só ter visualização em preto e branco, por exemplo. Precisávamos fazer um e-book simples, com investimento mais no texto e em foto mesmo”.

 

 “O Brasil nas ruas” está à venda por US$1,99 no site de e-books de O Globo.