SECRETARIA DA COPA FAZ GOL CONTRA PERNAMBUCO

Problemas na Arena provocam tensão Governador Eduardo Campos cobra posição da equipe por conta das críticas ao acesso ao estádio. Estado identifica 87 críticos na web. Leitão culpa Fifa e CBTU

A segunda-feira (17) não foi fácil para o secretariado estadual. O dia seguinte à estreia de Pernambuco na Copa das Confederações foi tenso na sede provisória do governo do Estado. O governador Eduardo Campos (PSB) passou uma reclamação geral no estafe diante da extensa agenda negativa gerada pelos problemas de acesso ao estádio, anteontem.

O receio é que a repercussão dos problemas estruturais – que ocuparam os noticiários dos principais jornais nacionais e internacionais venham a arranhar a imagem de gestão eficiente que o socialista trabalha. Essa é uma das principais ferramentas de Eduardo para conquistar o voto dos brasileiros na corrida presidencial de 2014.Oficialmente, as queixas à desorganização da Arena Pernambuco foram tratadas pelos integrantes do governo como um “microclima gerado nas redes sociais”. O secretário estadual de Imprensa, Evaldo Costa, garantiu que a maioria dos torcedores saiu satisfeita após o confronto entre Espanha e Uruguai. “O que existiu foram 87 pessoas que criaram um clima nas redes sociais, com críticas. Muitas delas nem ao estádio foram”, rebateu o auxiliar, munido de informações da empresa que realiza o monitoramento das novas mídias para o governo do Estado.Demonstrando irritação, o secretário especial estadual da Copa, Ricardo Leitão, em entrevista à Rádio JC/CBN, responsabilizou a Fifa e a Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU) pelos transtornos ao acesso à arena. Ele fez questão de ressaltar, que a CBTU é um órgão federal.“A operação das estações de metrô é uma responsabilidade exclusiva da CBTU, que é uma empresa do governo federal e participou conosco do planejamento das ações de mobilidade. Então, se houve alguma falha na operação, nós vamos solicitar a CBTU que melhore expressivamente as operações”, disse o secretário, na rádio.Leitão demonstrou incômodo quando questionado sobre o motivo de os ônibus não terem sido disponibilizados para ampliar o acesso ao estádio. “As pessoas podem deixar o carro de Parquetel e ir de lá nos ônibus. É o estacionamento que nós dispomos”, disse ele, antes de ser interrompido por uma pergunta do jornalista Mário Neto: “Me deixe concluir, por favor! Eu posso concluir?”.O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), apressou-se em negar danos à imagem do governador. “O que eu vi lá foram pessoas felizes, muito felizes”, minimizou o gestor.

jconline