Ruralistas cobram explicações do governo sobre terras indígenas

Em mais uma ofensiva da bancada ruralista, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) a convocação do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) para dar explicações sobre a demarcação de terras indígenas. Parlamentares alinhados com o governo tentaram transformar a convocação em convite, mas a bancada não recuou – o requerimento de convocação foi aprovado por 25 votos a favor e 10 contrários.

Em abril, a bancada ruralista convocou a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) também para dar explicações sobre o sistema de demarcação de terras. Os ruralistas reclamam da atuação da Funai (Fundação Nacional dos Índios) que hoje é responsável pela condução dos estudos.

Para o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), o fórum criado na semana passada pelo Governo Federal para tratar dos conflitos entre fazendeiros e índios terena, no Mato Grosso do Sul, pode ‘encontrar uma saída para todo o Brasil’. ‘Tenho muita esperança no diálogo e é nessa perspectiva que o governo federal está se conduzindo’, afirmou Cardozo após reunião com o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Na semana que vem acontecerá a primeira reunião do fórum, com representantes do governo, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), além de índios e fazendeiros.

Nos últimos dias, índios de diferentes etnias protestaram em Brasília, entre eles, os mundurucu, que serão afetados por um conjunto de cinco usinas a serem erguidas no Rio Tapajós, no Oeste do Pará, e dizem que a Constituição dá a eles poder de veto sobre os projetos.

Com informações da Folha de S.Paulo.