Mandela recebe ‘tratamento intensivo’ no hospital, diz presidência


Mandela recebe 'tratamento intensivo' no hospital, diz presidência

Mandela recebe ‘tratamento intensivo’ no hospital, diz presidência

Johanesburgo, 10 jun (EFE).- O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, que segue em estado grave mas estável devido a uma infecção respiratória, está recebendo tratamento intensivo em um hospital de Pretória, informou nesta segunda-feira a presidência do país.

‘Mandela está sob tratamento intensivo’, disse o porta-voz presidencial, Mac Maharaj, citado pela agência local de notícias ‘Sapa’.

‘Hoje os médicos disseram que sua condição não mudou’, afirmou Maharaj.

Segundo o porta-voz oficial, os médicos ‘estão fazendo tudo para que (Mandela) fique cômodo’.

Madiba, como o ex-presidente é conhecido em seu país, foi hospitalizado no sábado por uma recaída de uma infecção pulmonar que o levou a ser hospitalizado por quatro vezes desde dezembro do ano passado.

Pela primeira, a presidência qualificou como ‘grave’ o estado de Mandela, que tem 94 anos.

O primeiro presidente negro da África do Sul começou a sofrer com problemas respiratórios em função dos 27 anos em que passou preso pelo regime racista do apartheid.

A presidência sul-africana negou hoje as informações da imprensa que dizem que os familiares do ex-mandatário teriam proibido visitas a Mandela, incluídos membros do governo.

‘O presidente Jacob Zuma o visitará quando for o momento adequado, só queremos que Mandela melhore’, declarou Maharaj.

A ex-esposa e companheira de luta de Madiba, Winnie Mandela, visitou hoje o paciente no hospital de Pretória, acompanhada da filha de ambos, Zindzi.

A atual esposa de Mandela, a moçambicana Graça Machel, está permanentemente o lado do ex-mandatário desde o momento de sua hospitalização.

Nelson Mandela se tornou em 1994 o primeiro presidente negro da história de seu país, um ano após receber o Prêmio Nobel da Paz.

fonte:Agencia EFE