Nesta sexta-feira (7/6), a rainha Elizabeth II inaugurou oficialmente as novas instalações da BBC em Londres, na ausência de seu marido, o príncipe Philip, de 91 anos, que precisou ser submetido a uma “operação exploratória” no abdômen.
“É com grande prazer que damos as boas-vindas em Broadcasting House e, especialmente, nesta semana que coincide com o 60º aniversário de sua coroação”, declarou Tony Hall, diretor-geral da BBC, à rainha. “No entanto, lamentamos que sua alteza real o duque de Edimburgo, não possa acompanhá-la hoje, e todos nós desejamos uma rápida recuperação”, acrescentou.
Segundo o Terra, a rainha parecia à vontade na inauguração e chegou a brincar com um músico que acabara de cantar para ela. Elizabeth II também recordou visitou com o duque de Edimburgo os estúdios da companhia “antes da coroação, em 1953”.
Após dez anos e 1 bilhão de libras (1,2 bilhão de euros) gastos, as reformas da emissora pública BBC ficaram prontas e vai permitir que programas de rádio nacionais e internacionais e programas de televisão da emissora estejam sob o mesmo teto.