Estado investe R$ 205 milhões em ações de meio ambiente

O governador Eduardo Campos (PSB) aproveitou as comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente para anunciar o Plano de Aplicação para o Desenvolvimento Sustentável, para o qual será disponibilizado o valor de R$ 205 milhões. Proveniente da compensação ambiental dada pelos grandes empreendimentos instalados no Estado, o investimento vai beneficiar, principalmente, a população no entorno das 81 Unidades de Conservação (UC) existentes em todo o território pernambucano.

“Fomos buscar esse dinheiro das empresas que vieram para Pernambuco. Cobramos taxas que já estão disponibilizadas sem burocracia, livres de contingenciamento e carimbadas para a ação ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente, com a fiscalização e o acompanhamento do Conselho de Meio de Ambiente e da sociedade, vai poder empregar esse recurso nas Unidades de Conservação para que possam ter vida, bem como financiar a economia verde”, explicou Eduardo, que, na ocasião, também decretou o início das obras de mais dois trechos do projeto de Renaturalização do Rio Beberibe.

Entre as ações do plano estão os programas de apicultura, sementeiras, ecoturismo, além da criação de uma UC na Serra do Cachorro, em São Caetano, e do primeiro Parque Marinho no Litoral da Região Metropolitana.

Também foi anunciada a abertura de bolsas de mestrado e doutorado para profissionais residentes em todas as regiões do Estado e da regularização fundiária de Bita e Utinga, maior unidade de conservação de Mata Atlântica, em Suape.