Apac avisa que região metropolitana terá muita chuva nas próximas horas

A agência avisou à Codecipe sobre a possibilidade de chuvas intensas, a coordenadoria alertou as Defesas Civis dos municípios

A página oficial da prefeitura de Moreno no facebook alertou a população para as chuvas das próximas horas / Foto: Reprodução/Facebook

A página oficial da prefeitura de Moreno no facebook alertou a população para as chuvas das próximas horas

 

Foto: Reprodução/Facebook

 

atualizada às 17h10

 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso para a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informando que até esta quinta-feira (6) há previsão de chuvas intensas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata pernambucana. Segundo o órgão, existe a possibilidade de chuvas acima de 30mm.

 

“Como há previsão de chuvas intermitentes nas próximas horas, podendo chegar a mais de 30mm, comunicamos à Codecipe para que as Defesas Civis tomem providências em seus municípios. O aviso é para que elas saibam quais são as áreas de risco e atuem nesses locais. Mas não é preciso ter pânico, são chuvas de inverno que estão caindo no Grande Recife. O que aconteceu no dia 17 de maio foi algo atípico”, diz o gerente de meteorologia da Apac, Patrice Rolando Oliveira.

 

 

 

De acordo com a assessoria de comunicação da Codecipe, os coordenadores e prefeitos dos municípios já foram avisados pelo órgão através de SMS, telefonemas e e-mail. A assessoria reafirmou que o aviso foi feito para que os municípios monitorem suas áreas de risco e tomem as providências necessárias para evitar transtornos para a população.

 

TEMPESTADE –  No último dia 17 de maio, o Grande Recife enfrentou uma tempestade que teve mais de 142mm de chuvas. A precipitação provocou alagamentos, queda de árvores, congestionamentos, causou deslizamentos de barreira e provocou outros diversos transtornos para a população.

 

Em Igarassu, foram registradas 75 ocorrências, sendo oito deslizamentos de barreira sem vítima. Por causa de transbordamento de canais, 52 pessoas ficaram desalojadas e 39 desabrigadas. Jaboatão dos Guararapes contabilizou três ocorrências de reposição de lonas. Já Olinda recebeu quatro pedidos de colocação de lonas e dois pedidos de vistoria em muro de arrimo. Teve ainda uma ocorrência de queda de árvore. Paulista teve 43 ocorrências, das quais 40 solicitações eram de vistorias em barreiras com colocação de lonas plásticas e três quedas de árvores. No Cabo e em Ipojuca, a Defesa Civil contabilizou uma ocorrência de deslizamento de barreira sem vítima em cada município.

 

Já os demais municípios da RMR não repassaram quantidade de ocorrências para a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco.