![]()
Na semana marcada pelo dia do Meio Ambiente, a líder da bancada de oposição, vereadora Aline Mariano (PSDB), pediu apoio dos colegas na Câmara do Recife para aprovação do projeto de lei de N° 75/2012 que dispõe sobre a instituição, nas escolas públicas municipais, de campanha permanente para conscientização sobre a questão do lixo na cidade.
Aline fez a defesa destacando a importância da educação ambiental nas escolas.
“Não podemos pensar em Meio Ambiente sem pensar em educação ambiental. Esse projeto de conscientização da questão do lixo nas escolas públicas é de caráter totalmente preventivo. É por meio da educação que poderemos sonhar com um meio ambiente respeitado e preservado no Recife. Dentre os tópicos a serem abordados deverão constar a relação entre hábitos de consumo e lixo, noções sobre reciclagem, a importância da separação prévia de materiais passíveis de reaproveitamento e a limpeza da cidade. O projeto é constitucional. Peço o apoio de todos no sentido de aprovar essa matéria. A PCR gasta aproximadamente 120 milhões anuais e a coleta na capital não tem referência em reciclar. Dessa forma se faz necessária a conscientização de toda população na defesa da qualidade de vida promovendo a educação ambiental em todos os níveis de ensino. Se essa proposta não for aprovada hoje vamos ter que reapresentar”, afirmou Aline.
No final da votação, o projeto foi vetado por um placar apertado de 16 a 15 votos. Nesta quarta-feira, a vereadora Aline Mariano prometeu reapresentar a proposta.
Ainda há outro projeto, proposto pela vereadora, de N° 79/2012 que tem um caráter punitivo. A proposta, se aprovada e sancionada, proíbe que qualquer cidadão jogue lixo nos logradouros públicos da cidade sob pena de multa de R$ 100,00 (cem reais) tendo o valor dobrado em caso de reincidência. A matéria deverá entrar em pauta na próxima semana.