Lecticia Cavalcanti foi prestigiada em lançamento

Maria Lecticia autografou mais de 300 livros (Fotos: André Nery)

O Pátio Café ficou cheio e movimentado, nesta quinta (23), por causa do lançamento de “Gilberto Freyre e as aventuras do paladar”, livro de Maria Lecticia Cavalcanti, editado pela Fundação Gilberto Freyre. Na obra, a pesquisadora traz à luz a compreensão do escritor sobre comida enquanto cultura, e mostra que gastronomia na obra dele é assunto além do livro “Açúcar”. Até em discursos parlamentares são encontradas referências à comida. Com ela, estavam o marido, o escritor José Paulo Cavalcanti Filho; os filhos, Sérgio e José Paulo Cavalcanti Neto; e os pais, Do Carmo e Armando Monteiro Filho.

À entrada d’O Pátio, frutas, pirulito e algodão-doce recepcionavam os muitos nomes que por lá passaram. Pisavam em folhas de canela – “Doutor Gilberto gostava. Usava-se muito para dar cheiro”, comentava Carlos Augusto Lira, que cuidou da ambientação. No salão interno, onde Maria Lectícia recebeu os que foram prestigiá-la, escrevendo dedicatórias, das 17h até às 20h, uma mesa com bolos, tortas e doces aguçavam o paladar e enchiam os olhos. Foram feitos por Dona Eunice.

Do lado de fora, uma dupla com violão e bandolim tocava e deixava o clima aconchegante, de festa no jardim. Dona Bia, tapioqueira famosa, servia sem parar, enquanto o bufê da casa circulava com receitas locais: ensopado de sururu, ravióli de carne seca, camarão…

Sonia Freyre, filha de Gilberto Freyre, também era cumprimentada e falava satisfeita com a obra. “Ela pesquisou e leu muito. As pessoas têm conhecimento, mas não têm muito sentimento. Ela [Lecticia] tem sentimento.” O projeto, que caminha desde 2011, saiu com patrocínio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, sob coordenação editorial de Jamille Barbosa e fotos de Igo Bione, com produção de Vanessa Lins, editora de Sabores da Folha de PE.

Em família: José Paulo Cavalcanti Neto, Maria Lecticia, José Paulo Cavalcanti Filho e Sérgio Cavalcanti