A EMOÇÃO DE PAI PARA FILHO É COISA DE CINEMA

A emoção indescritível de botar os pés em Harvard

Na minha passagem pelos Estados Unidos, para acompanhar de perto as cerimônias de colação de grau do meu filho André Gustavo Martins, 22 anos, em Cinema, pela Universidade de Boston, matei uma curiosidade e realizei um sonho antigo: botar os pés, literalmente, na Universidade de Harvard, em Boston.

A visita durou uma manhã inteira, mas poderia ter sido o dia inteiro de tão proveitosa e emocionante. Afinal, Harvard é, disparada, uma das melhores universidades do mundo, perseguida por milhares de estudantes que buscam especialidades nas mais diversas áreas de ensino relevante.

A cada passo do caminho adentrando ao seu campus uma emoção diferente. Fomos recebidos por um estudante amigo do meu filho André Gustavo, que também teve a sorte de ser selecionado para um curso básico ali por um semestre, que enriqueceu o seu currículo, ajudando-o a conseguir a façanha de receber o mais alto grau de laureação em Cinema e Vídeo da sua turma pela Universidade de Boston – o Summa Cum Laude. 

A Universidade Harvard – Harvard University – é uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo, bem como a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos. Até 2011, ela era considerada a melhor universidade do mundo pelo Institute of Higher Education Shanghai Jiao Tong University.

Fundada em 8 de setembro de 1636 em Cambridge, Massachusetts, era chamada simplesmente de new college (universidade nova). Foi batizada então em 13 de Março de 1639 como Harvard College, em homenagem a John Harvard, um dos seus principais mecenas.

Embora nunca tenha sido formalmente afiliado a uma igreja, o colégio servia de treinamento de líderes congregacionalistas e unitaristas. A primeira vez na qual se mencionou a instituição como universidade foi em 1780.

Harvard é a universidade privada com a maior dotação financeira do mundo. No ano de 2009 a soma foi de 25,9 bilhões de dólares – este valor não corresponde a um orçamento anual, mas sim a ativos, obtidos principalmente por doações e aplicações financeiras, de que a universidade dispõe e apenas uma parte, entre 5 e 10%, é usada em gastos anuais diretos.

Lá, estudam 20.042 universitários, sendo 6.715 estudantes de graduação, 12.424 estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e 975 estudantes em programas de extensão universitária.

O custo total de um estudante de graduação em Harvard no ano letivo é calculado, aproximadamente, em 800 mil euros, sendo 400 mil euros somente de matrícula, 200 mil euros de estada e alimentação, e 200 mil euros de outras taxas.

 O Campus da Universidade Harvard fica em Cambridge, Massachusetts. A universidade tem a quarta maior coleção de livros do mundo, com mais de 150,5 milhões de títulos, estando atrás apenas da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Library of Congress), em Washington, DC, da Biblioteca Britânica, em Londres, e da Biblioteca Nacional da França, em Paris.

Harvard, além de ser a mais rica, é também considerada a melhor universidade do mundo. O ranking anual feito pela Shanghai Jiao Tong University, o Academic Ranking of World Universities, coloca a universidade de Stanford em segundo lugar.

Sete presidentes dos Estados Unidos graduaram-se em Harvard: John Adams, John Quincy Adams, Rutherford B. Hayes, John F. Kennedy, Franklin Delano Roosevelt, Theodore Roosevelt e Barack Obama. Além disso, Bill Gates, ex-presidente da Microsoft, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, também foram alunos da universidade.

Soube, durante a minha visita ao campus, que as Universidades Harvard, Stanford, Columbia, da Califórnia, o Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e outras instituições americanas de ponta vão reservar 1,5 mil bolsas de estudo integral até 2015 para estudantes brasileiros cursarem doutorado completo.

As bolsas serão financiadas pelo governo federal, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF). Trata-se de um acordo histórico, sem precedentes. Os estudantes brasileiros precisam saber que eles podem estudar nas melhores universidades norte-americanas.

Mesmo exigindo que os estudantes tenham apenas diploma de graduação nas áreas prioritárias do CsF — Engenharia, Tecnologias e Saúde —, além de bom nível de inglês, pouco mais de cem candidatos foram pré-selecionados até o momento.

É prevista neste primeiro acordo a seleção de outros 400 estudantes. As inscrições para início dos estudos em 2014 vão até setembro. A baixa demanda pelas bolsas pode ser justificada pelo desconhecimento de muitos estudantes, que tendo apenas diploma de graduação podem se candidatar diretamente para o curso de doutorado. Ou seja, não precisam cursar primeiramente o mestrado.