Depois de começar o ano com o melhor janeiro da história, as vendas de veículos em fevereiro caíram para 235,1 mil unidades, informou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta terça-feira (5). Na comparação com janeiro, quando 311,4 mil veículos tinham sido vendidos, houve um recuo de 24,5% nos emplacamentos. Em relação ao fevereiro de 2012, a redução foi de de 5,8%.
Os números consideram os licenciamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. No bimestre, as vendas de veículos subiram 5,6% em relação a igual período de 2012, chegando a 546,5 mil unidades.
O mercado perdeu fôlego com o início da retirada gradual dos descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), benefício que estimulou as vendas de carros no ano passado.
Carros de passeio
Quando se considera apenas o segmento de carros de passeio e utilitários leves, os licenciamentos caíram 5,6% no mês passado, comparativamente a fevereiro de 2012 – que por ser ano bissexto, teve um dia útil a mais. Em relação a janeiro, os emplacamentos caíram 25% em fevereiro. No total, 222,5 mil carros foram vendidos em fevereiro, no pior resultado em três anos.
Analistas vinculam o desempenho ao aumento no preço do carro em decorrência da diminuição nos estoques de automóveis com IPI reduzido. Além disso, os especialistas dizem que a antecipação de compras de 2012 tira a força do mercado neste ano.
Graças ao bom resultado de janeiro, o mercado terminou o primeiro bimestre com crescimento de 6,3% na comparação anual, somando 519,3 mil unidades, entre carros e comerciais leves.
O ranking das marcas mais vendidas do país trouxe nos dois primeiros meses do ano uma mudança na quinta posição, que passou a ser ocupada pela Hyundai. A Renault perdeu o posto após parar por dois meses a produção de sua fábrica no Paraná para obras de ampliação.
No embalo do sucesso do compacto HB20, a Hyundai teve 5,6% das vendas de carros no primeiro bimestre, enquanto a fatia da Renault foi de 5,5%.
Já na lista das quatro maiores montadoras do país não houve mudança na ordem. A Fiat lidera o mercado com 23,1% das vendas, seguida por Volkswagen (20,1%), General Motors (17,7%) e Ford (9%).
O balanço da Fenabrave mostra ainda vendas de dez mil caminhões em fevereiro, com queda de 8,4% em relação a igual mês de 2012 e 18,1% abaixo de janeiro.
Na comparação com o mesmo período de 2012, as vendas de ônibus caíram 4,7% em fevereiro, para 2,6 mil unidades. Em relação a janeiro, houve alta de 8,7% no segmento.
Motos
O levantamento da Fenabrave também mostrou que as vendas de motos seguem em baixa, com queda de 24,3% em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado. No total, 101,9 mil motos foram emplacadas no país no mês passado, 19,4% abaixo do volume de janeiro.
Líder absoluta no mercado de duas rodas, a Honda respondeu por 80,5% das vendas em fevereiro, seguida pela Yamaha (10,5%).