Grafite de Banksy é excluído de leilão após polêmica

Um grafite atribuído ao artista Banksy “desapareceu” do muro de uma loja de artigos em Londres na última semana e ressurgiu em um site de leilão de Miami.

A obra, pintada em muro de  edifício ocupado por Poundland Stores, mostra um jovem ajoelhado com uma máquina de costura Union Jack bunting, a bandeira do Reino Unido — o símbolo aparece nas cores azul, vermelho e branco, enquanto o resto do desenho foi feito em tons cinza e sépia.

 

Realizado em 2012, em meio às celebrações dos 60 anos da Rainha Elizabeth no trono, o trabalho foi considerado uma crítica social, como a maioria das obras de Banksy e, desde então, se tornou uma atração cultural naquela região, também conhecida como Turnpike Lane.

Após muitas discussões em torno do leilão, a “Fine Art Auctions Miami” resolveu retirar a obra do catálogo a ser negociado. Estima-se que a obra poderia ser leiloada por um valor de US$ 700 mil (cerca de R$ 1,4 milhão) no leilão que ocorreu no sábado, (23/02).

Fonte: IG

Outras obras bastante conhecidas de Banksy:

Sobre banksy:

Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.

O trabalho de Banksy nasceu da cena alternativa de Bristol, e envolveu colaborações com outros artistas e músicos. De acordo com o designer gráfico e autor Tristan Manco, Banksy nasceu em 1974 em Bristol (Inglaterra), onde também foi criado. Filho de um técnico de fotocopiadora, começou como açougueiro mas se envolveu com graffiti durante o grande boom de aerosol em Bristol no fim da década de 1980. Observadores notaram que seu estilo é muito similar à Bleck le Rat, que começou a trabalhar com estênceis em 1981 em Paris, e à campanha de graffiti feita pela banda anarco-punk Crass no sistema de tubulação de Londres no fim da década de 70.

Conhecido pelo seu desprezo pelo governo que rotula graffiti como vandalismo, Banksy expõe sua arte em locais públicos como paredes e ruas, e chega a usar objetos para expô-las. Banksy não vende seus trabalhos diretamente, no entanto, sabe-se que leiloeiros de arte tentaram vender alguns de seus graffitis nos locais em que foram feitos e deixaram o problema de como remover o desenho nas mãos dos compradores. O primeiro filme de Banksy, ‘No Tears For The Weak’, teve sua estreia no Festival de Filmes de Sundance. Foi oficialmente lançado no Reino Unido no dia 5 de março de 2010 e em janeiro de 2011 foi nomeado para o Oscar de Melhor Documentário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *