João Roma esteve em Ilhéus, uma das cidades atingidas pelos temporais
O ministro da Cidadania, João Roma, e o governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA), visitaram neste domingo (26) o município de Ilhéus, no sul do estado nordestino, para acompanhar a situação das chuvas que têm causados inúmeros estragos na região.
As tempestades que atingem a Bahia desde novembro já colocaram 66 cidades em situação de emergência e causaram a morte de 18 pessoas, segundo a Defesa Civil do estado. De acordo com o órgão, são quase 4,2 mil pessoas desabrigadas e mais de 11,2 mil desalojadas após os temporais.
A visita de João Roma tem como objetivo discutir com lideranças políticas ações para apoio às famílias afetadas pelas tempestades. Ao chegar em Nazaré das Farinhas, um dos municípios atingidos pelas chuvas, o ministro destacou a necessidade de se realizar um trabalho conjunto com o governo baiano.
– Esse é um momento em que nós devemos dar as mãos e trabalhar em benefício da população que está precisando do nosso apoio – ressaltou.
Entre as ações do governo federal, estão o envio de combustíveis e aeronaves para auxiliar nos resgates e a instalação de uma base de apoio em Ilhéus, com reforço da Polícia Militar baiana, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Superintendência Estadual de Defesa Civil e da Polícia Rodoviária Federal.
Moradores do sul da Bahia enfrentam desde novembro chuvas muito fortes. O tempo até havia melhorado nas últimas semanas, mas voltou a fechar neste Natal causando prejuízos em diversas cidades do estado e levando até ao rompimento de duas barragens, nas cidades de Jussiape e Itambé.