Maria Lecticia durante o seu discurso, em que reverenciou os antigos ocupantes da cadeira (Fotos: Laila Santana)
A mais nova imortal da Academia Pernambucana de Letras (APL), Maria Lecticia Cavalcanti, tomou posse da cadeira de número 23 em uma sessão ordinária na noite desta quinta (24), na sede da instituição. Entre os que compunham a mesa da reunião solene, o jurista e escritor José Carlos Cavalcanti Filho, marido de Lecticia; Fátima Quintas, presidente da APL; Marcos Vilaça, ex-presidente da ABL; Rostand Paraíso, médico, cronista e membro da APL; além dos pais da nova acadêmica, Do Carmo e Armando Monteiro Filho.
Marcos Vilaça, Fátima Quintas, José Paulo Cavalcanti, Armando e Do Carmo Monteiro, entre outros nomes, na mesa da posse
“Chego a esta casa para uma cadeira antes ocupada por homens ilustres, e, às responsabilidades de lhes dar sequência, cabe-me velar por suas memórias. A imortalidade concedida pelas academias não tem a ver com a finitude terrena; é mais ampla, mais profunda e mais generosa, porque decorre do compromisso de reverenciar os que vieram antes; e tão importantes foram para a nossa cultura”, proferiu Lecticia durante seu elogiado e caprichoso discurso, que incluiu citação de obras e frases de autores como Manuel Bandeira e Mauro Mota, além de lembranças que tem de sua avó Maria José.
Marcos Vilaça ficou a cargo do discurso de recepção, enquanto Fátima Quintas presidiu a reunião, fez a entrega do diploma e não deixou de registrar o momento com suas palavras. “Maria Lecticia debruça-se sobre toda essa tradição alimentar; preservando, com amor, as velhas receitas, a cozinha regional, a paixão pelas origens. E a gastronomia, nela, se desdobra: do antigo à contemporaneidade, sem perder o gosto pela história dos sabores pernambucanos e pelas aventuras do paladar”, disse ela.
Na ocasião, foram distribuídos para os parentes, amigos e autoridades exemplares da obra “Cadeira 23?, assinada pela escritora, que contém informações sobre os ilustres que já ocuparam cadeira, como Gilberto Freyre, Gilberto Osório e César Leal. Entre os nomes que prestigiaram a solenidade, Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM; José Américo Góis, diretor Operacional da Folha; Patrícia Raposo, editora-chefe da Folha; Magdalena Arraes, Roberto Magalhães, Joaquim Francisco…
Com quitutes do bufê da Arcádia, os convidados celebraram a posse com Maria Lecticia, que recebeu os cumprimentos na área externa da sede da APL.




