PE escolhe 10 novos ‘Patrimônios Vivos’ e passa a ter 85 artistas e grupos contemplados; veja nomes dos eleitos

Lei Estadual nº 12.196 prevê que todos recebam o pagamento de pensão vitalícia. Novos contemplados foram escolhidos nesta sexta (12).

Do G1/PE

O concurso anual de Registro de “Patrimônios Vivos” elegeu mais dez mestres, mestras e grupos, nesta sexta (12). Com o resultado da eleição, realizada em reunião presencial do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE), na Academia Pernambucana de Letras, o estado passou a ter 85 artistas e conjuntos contemplados.

Os dez escolhidos são de diversas regiões do estado. No Recife, foi escolhido o jornalista e escritor Leonardo Dantas Silva. De Olinda, o título vai para a babalorixá Tata Raminho de Oxossi, mestre de cultura popular e tradicional.

De Goiana, na Zona da Mata Norte, foi eleita a Associação Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo, grupo de teatro ao ar livre e apresentações culturais.

De Tacaratu, no Sertão , foi escolhida a parteira e liderança religiosa Mãe Dora. De Petrolina, na mesma região, foi escolhido o grupo Samba de Véio da Ilha do Massangano.

A banda de pífano Folclore Verde foi a escolhida de Garanhuns, no Agreste. De Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi eleito o Cavalo Marinho Boi Pintado. De Palmares, na Mata Sul, o escolhido foi o mágico Alakazan.

Na Mata Norte, foi escolhido Mestre Calú, do segmento de cultura popular. Ele é considerado um tradicional mamulengueiro de Vicência.

Também está entre os eleitos o espetáculo performático musical de matriz afroindígena, religião de matriz afro-brasileiras Cambinda Velha, mas não foi divulgada a origem do grupo.

Entre os critérios considerados para a escolha dos patrimônios estão pontos como o risco de desaparecimento de determinadas linguagens, a vulnerabilidade social e os segmentos que têm pouca visibilidade e acessam menos os editais, entre outros.

A Lei Estadual nº 12.196, de 02 de maio de 2002, prevê que os “Patrimônios Vivos” recebam o pagamento de uma pensão vitalícia. Atualmente, para pessoa física, a bolsa é de R$ 2.041,53 e para pessoa jurídica, R$ 4.083,10.

Em contrapartida, eles devem participar de programas de ensino e de aprendizagem dos seus conhecimentos e técnicas organizados pela Secretaria de Cultura do Estado.