Engenho Massangana reabre ao público

O Engenho Massangana, equipamento cultural vinculado ao Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco, , presidida pelo escritor Antônio Campos, reabre ao público no dia 19 de agosto, data em que comemora-se o nascimento do abolicionista Joaquim Nabuco. Localizado no Cabo de Santo Agostinho, o Engenho é tombado como Parque Nacional da Abolição.

Foi lá que Nabuco, patrono da Fundaj, viveu parte da infância e formou seus primeiros ideais abolicionistas. A reabertura do aparelho integra grade de programação organizada pela Fundaj, com novas exposições e atividades para recepcionar o público.

Sobre o Engenho

O Engenho Massangana é um conjunto arquitetônico rural do século XIX composto pela Casa Grande e Capela de São Mateus. É tombado pelo Estado como Parque Nacional da Abolição e está localizado no Cabo de Santo Agostinho – PE, abrangendo uma área de 10 hectares. Acredita-se que foi fundado por Tristão de Mendonça, quando recebeu do primeiro donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, um pedaço de terra no município. O nome do engenho, de origem africana, vem do rio Massangana. Na época do auge do açúcar, o rio servia para o escoamento do que era produzido nele, e nos engenhos da região, até o Porto do Recife.
Em meados do século XIX o senador do império Joaquim Aurélio Pereira de Carvalho e sua esposa Ana Rosa Falcão, madrinha de Joaquim Nabuco, tornaram-se proprietários do local. Em 1849, logo que nasceu, Nabuco mudou-se para o Engenho Massangana onde viveu seus primeiros oito anos.

Em seu livro “Minha Formação”, Joaquim Nabuco afirma que as primeiras impressões vividas no Engenho Massangana formaram a base de suas ideias, que o influenciariam para sempre na luta pela abolição da escravatura.

“Pela minha parte acredito não ter nunca transposto os limite das minhas quatro ou cinco primeiras impressões… Os primeiros oito anos da vida foram assim, com certo sentido, os de minha formação instintiva, ou moral, definitiva… Passei esse período inicial, tão remoto e tão presente, em um engenho de Pernambuco, minha Província natal”. (NABUCO, 1989. p. 47).

Massangana Patrimônio do Povo  Pernambucano e Brasileiro

Em 2009 foi promulgada a Lei Federal nº. 11. 946, que institui 2010, ano do centenário de morte de Joaquim Nabuco, como o Ano Nacional Joaquim Nabuco. O Engenho Massangana, que é o único engenho de Pernambuco a ter um líder abolicionista ligado à sua história, hoje é palco de reflexões sobre o legado que Nabuco deixou em sua atuação contra a escravidão, da qual ainda vivemos suas conseqüências.

Cada visitante poderá conhecer as raízes da história cultural brasileira e ainda fazer parte da história desse importante Patrimônio de todos.

 Veja o vídeo:

Único Engenho Pernambucano ligado a abolição (13/05/1888)