Papa se solidariza com Cuba por incêndio em depósito

Chamas provocaram a morte de um bombeiro e deixaram 141 feridos, além de 16 desaparecidos

Papa Francisco Foto: EFE/Ettore Ferrari

Nesta segunda-feira (8), o papa Francisco lamentou o grave incêndio que ocorre no oeste de Cuba, na província de Matanzas, em depósitos de combustível. As chamas provocaram a morte de um bombeiro e deixaram 141 feridos, além de 16 desaparecidos.

– O Santo Padre segue de perto as notícias sobre o lamentável incidente que provocou o incêndio e várias explosões na base de supertanques de Matanzas – escreveu o pontífice.

O papa se expressou por meio de um telegrama para o bispo de Holguín e presidente da Conferência Episcopal cubana, Emilio Aranguren Echeverría. O texto, como é de praxe, está assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

– O papa Francisco garante sua proximidade espiritual ao povo cubano e a todas as famílias dos afetados e reza ao Senhor para que os dê fortaleza neste momento de dor e sustente os trabalhos de extinção do fogo e de buscas – indica a mensagem.

O incêndio nas instalações em Matanzas foi declarado na noite de sexta-feira (5), quando, supostamente, um raio atingiu a base dos depósitos de combustíveis. Horas depois, um primeiro tanque explodiu, provocando a morte de um bombeiro, que atuava na extinção das chamas, de acordo com informações divulgadas pelas autoridades cubanas.

Na madrugada desta segunda-feira, foi registrada mais uma grande explosão, em um terceiro tanque.

Das 141 pessoas feridas, sete estão em estado grave. Ainda há 4 mil pessoas que foram desalojadas das casas em que viviam, no entorno da área industrial onde estavam os depósitos.

*EFE