Sem a chapa de Ciro e Simone, que teria sido competitiva, a polarização se fortaleceu muito

Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet dividem espaço e medem força em Salvador |  VEJA

Ciro e Simone formariam a chapa dos sonhos da terceira via

Roberto Nascimento 

Sem a chapa mais forte da terceira via, que poderia ter sido formada por Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), agora ficamos refém da polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual Jair Bolsonaro (PL). Só um milagre ou uma fatalidade poderá levar Ciro ou Simone ao segundo turno.

Nesse contexto, está enganado quem pensa que a candidata Simone Tebet esteja funcionando como uma linha auxiliar de Lula e do PT.

CONTRA O PT – Sua candidatura é para valer, mesmo. Aliás, Simone Tebet nunca apoiou o PT, muito menos Lula. E a prova disso foi a escolha da senadora declaradamente antipetista Mara Gabrilli (PSDB-SP) para vice da chapa.

A parlamentar tucana é filha de um empresário de São Bernardo do Campo e tem horror ao PT, cujos capangas chantagearam o pai dela com um revólver na cabeça.

Simone Tebet praticamente não tem chance. O MDB está dividido e isso não é novidade, nessa frente de conservadores e progressistas, que compõe o partido desde a ditadura militar. E os outros partidos que a apoiam (PSDB, Cidadania e Podemos) também estão divididos, o que parece ser uma característica da política dos dias atuais.

NOVA POLÍTICA? – O presidente Jair Bolsonaro tem dado entrevistas afirmando personalizar o que pode ser considerado nova política. É uma reflexão errônea, porque isso que aí está é pior do que a Idade Média.

As verbas destinadas ao Orçamento Secreto não foram objeto do contigencianento feito pelo ministro Paulo Guedes, que preferiu cortar na Saúde e na Educação, demonstrando que essas duas áreas de vital importância para os brasileiros em nada iluminam seu lado humanista.

A situação da Saúde chega a ser calamitosa, conforme reportagem publicada na semana passado, mostrando uma senhora com um nódulo na nuca, que espera um ano pela cirurgia, enquanto uma criança aguarda desde janeiro a operação nos olhos. No Rio, o Centro de Saúde e Artes, que atendia crianças autistas, foi fechado por falta de verbas. São fatos que não podem ser desmentidos pelos apoiadores do Mito e do homem do Posto Ipiranga.