Os desvios das pesquisas

Um comparativo entre as três pesquisas presidenciais divulgadas nesta semana mostra desvios nos números apurados para Lula e Bolsonaro em diferentes regiões

ANTAGONISTA

Nesta semana que se encerra, foram divulgadas três pesquisas (Paraná, Quaest e PoderData) sobre intenções de voto para presidente. Quando analisadas comparativamente em nível regional, conclui-se que cada instituto registrou um resultado “fora da curva” em determinada região. 

No Nordeste, por exemplo, as pesquisas do Instituto Paraná e do Poder Data deram a Lula índices de 51% e 48%, respectivamente. Na Quaest, porém, o petista apareceu com 61% de intenções de voto entre os nordestinos, distanciando-se do apurado nas outras duas sondagens.

No Sul, ocorreu efeito semelhante. Quaest e Poder Data deram a Lula 41% e 39%, respectivamente. Mas na apuração do Instituto Paraná, o petista teria apenas 31%, cerca de dez pontos de diferença.

No Centro Oeste, Jair Bolsonaro apareceu com apenas 35% na Quaest, enquanto marcou 45% e 46% nas sondagens da Paraná Pesquisas e do Poder Data. No Sudeste, Lula apareceu com 44% na pesquisa da Poder Data, enquanto marcou 39% e 37% nas demais. Bolsonaro se destacou com 43% no Norte, segundo a mesma sondagem — distante dos 35% e 37% encontrados pelas concorrentes.

Na média geral, porém, os três institutos apresentam números próximos, considerando as variações nas margens de erro, como demonstrado no quadro abaixo:

print tabela 1_vertical