Ciro Gomes anuncia vice-prefeita de Salvador como candidata a vice-presidente pelo PDT

PDT escolhe Ana Paula Matos como vice-presidente em chapa de Ciro Gomes | O Antagonista

Ciro e Ana Paula formam a chapa puro-sangue do PDT

Guilherme Grandi
Gazeta do Povo

Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador (BA), será a candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes nas eleições deste ano. O anúncio foi feito pelo PDT no final da manhã desta sexta (5), data-limite para os partidos realizarem convenções indicando candidaturas.

Ciro estava postergando o anúncio do nome para vice desde que teve a candidatura oficializada, em julho, para conseguir mais partidos para uma coligação. Ele chegou a ter conversas com o PSD e o União Brasil, além da Rede – em uma ocasião, disse que sua “vice dos sonhos” era Marina Silva.

OUTROS NOMES – No entanto, as negociações não avançaram e Ciro decidiu ir para a disputa presidencial com uma chapa “puro sangue”, e chegou a ventilar nesta quinta (4) outros nomes para o cargo, como a deputada estadual do Rio de Janeiro, Martha Rocha; a reitora da Universidade de São Paulo, Suely Vilela; e a vice-prefeita do Recife, Isabella Roldão.

A vice-prefeita de Salvador é formada em administração de empresas e direito, pós-graduada em finanças corporativas e servidora concursada da Petrobras. Já passou por vários cargos políticos desde 2013, na gestão do então prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, e compôs a chapa de Bruno Reis (União Brasil) na eleição de 2020.

A nota enviada pelo PDT sobre a escolha da vice de Ciro Gomes na disputa presidencial deste ano diz que Ana Paula Matos, nascida em Salvador, tem atuação forte na área social e de combate à pobreza, compreendendo a importância da luta para acabar com a miséria no Brasil. Negra, tem lutado contra o racismo e defendido políticas afirmativas. Eleita, será a primeira mulher negra à ocupar o cargo no Brasil.