Brasil Paralelo disponibiliza segunda parte do documentário ‘A Crise dos 3 Poderes’

Íntegra da produção inédita já disponível na BP Select, plataforma de streaming da empresa.

Divulgação | Brasil Paralelo

O sistema político do país tem sido um dos assuntos mais comentados nos últimos anos. Apesar de o tema ter se tornado uma discussão cotidiana na vida dos brasileiros, a pauta ganhou evidência nesta semana. Na última segunda-feira (1º), a empresa de educação e entretenimento Brasil Paralelo lançou seu mais novo trabalho em formato de documentário. ‘A Crise dos Três Poderes’.

O filme promete dissecar a turbulenta relação entre as instituições brasileiras e também vai abordar o alto custo que os cidadãos têm de arcar para bancar as regalias de congressistas e magistrados.

Parte I e II

Dividido em dois episódios, a continuação da obra foi lançada na noite desta sexta-feira (5). A menos de 58 dias para o primeiro turno das eleições gerais de outubro, ‘A Crise dos Três Poderes’ é o mais novo Original BP exclusivo para membros da BP Select. A assinatura da plataforma de streaming custa R$ 19 mensais.

Com a íntegra já no ar, a produção apresenta uma pesquisa insólita e imparcial com a contribuição dos maiores especialistas do país sobre o assunto. Ao todo, mais de 25 personalidades estarão reunidas no documentário para analisar e procurar soluções para a tão falada crise política no Brasil.

Cada vez mais notório, tornou-se comum presenciar as mais altas autoridades da República inseridas em conflitos com discursos e atitudes cada vez mais preocupantes. Decisões da Suprema Corte limitam a atuação do Executivo, que parece dobrar a aposta e responde com uma retórica de enfrentamento. Por sua vez, o Legislativo se mantém inerte em meio a esse imbróglio, aprofundando ainda mais o cenário de instabilidade.

Feito o diagnóstico, é preciso entender a causa. Por que o Brasil atravessa esse período? Em que momento as relações entre as instituições foram estremecidas? Quando voltaremos à normalidade?

O sistema de freios e contrapesos, que em tese seria o controle do Estado pelo próprio Estado, parece viver sua mais fase mais difícil. No Brasil de hoje, o atropelamento de competências de um poder em relação ao outro parece ter virado rotina.

No final das contas, a briga institucional parece deixar à margem das discussões aquele que seria o mais interessado em definir os rumos do país. “Todo o poder emana do povo”, diz a Constituição Federal em seu artigo 1º. Mas o que prevalece na prática?

Esse e tantos outros questionamentos serão respondidos no documentário da Brasil Paralelo. Segundo a mediatech, o filme fará “uma investigação séria e plural sobre a origem e a essência das nossas instituições” a fim de “compreender o arranjo do Estado brasileiro e fornecer informação para encarar os problemas atuais”.

Banner do novo documentário exclusivo para membros da Brasil Paralelo: ‘A Crise dos Três Poderes’; lançamento ocorre em 1º de agosto de 2022 | Crédito: Divulgação 

O documentário traz o posicionamento de juristas, advogados, analistas e cientistas políticos, filósofos e professores universitários, além de ex-integrantes do Supremo Tribunal Federal, como Ayres Britto e Nelson Jobim, e o ex-presidente Michel Temer.

Entre as personalidades ouvidas está Luiz Philippe de Órleans e Bragança, mestre em Ciência Política pela Universidade de Stanford, MBA na INSEAD em Paris, empresário e deputado federal por São Paulo.

Com direção de Lucas Ferrugem, o roteiro do longa ficou a cargo de Flavio Morgenstern, Marcus Vinícius Lins e Rodrigo Fracarolli.

Sob o slogan “aperte o play sem medo”, a BP Select é uma plataforma que promete ser uma alternativa ao consumidor insatisfeito com a imposição de ideologias em documentários. Ao tornar-se membro, cada novo assinante passa a obter conteúdos exclusivos e ajuda na manutenção da independência da Brasil Paralelo, que não aceita dinheiro público.

Assista a live do 2º evento de lançamento