Lula articula apoio nacional do Pros e retirada de candidatura de Pablo

Após avançar na articulação com o deputado André Janones (Avante-MG), que admite retirar a candidatura para apoiá-lo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou um diálogo com a Executiva Nacional do Pros, tradicional aliado do PT.

A ofensiva é para que a legenda retire a candidatura do influencer Pablo Marçal para se alinhar à coligação liderada pelo PT no pleito presidencial, e apoiar a chapa Lula-Alckmin. As informações são do Valor Econômico.

Um membro da Executiva Nacional do PT confirmou ao Valor, em caráter reservado, as articulações entre a cúpula partidária e a nova direção nacional do Pros, que voltou ao comando de Eurípedes Júnior. Se for bem-sucedido nas articulações, Lula conseguiria afastar do páreo dois candidatos de partidos menores. Lula se encontrará com André Janones, em São Paulo, amanhã.

Ao Valor, o presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior, confirmou que se reunirá, hoje, em São Paulo, com integrantes da Executiva Nacional do PT para discutir o possível apoio da legenda à candidatura de Lula. Ele ressaltou que também terá um encontro com Pablo Marçal para tratar da postulação presidencial do correligionário.

Segundo a fonte da cúpula petista, o objetivo de Lula não é a transferência de votos dos concorrentes considerados nanicos. É o efeito simbólico, de atrair mais apoio partidário em torno de sua candidatura. Em termos práticos, somar mais alguns segundos, talvez um minuto – se atrair Avante e Pros – para o horário eleitoral no rádio e na televisão.

No domingo (31), o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, reconduziu Eurípedes ao cargo de presidente nacional do Pros. Com a decisão, a Corte afastou do comando do partido o então presidente Marcus Holanda, que estava na função desde março. A indicação de Marçal para se lançar à Presidência da República se deu na gestão de Holanda.

A candidatura de Pablo Marçal foi confirmada em convenção nacional da legenda no domingo, mas o ato será anulado. Uma nova convenção nacional, conduzida pela nova direção, foi remarcada para o dia 5 de agosto – prazo final da lei eleitoral para a realização das convenções, e homologação das candidaturas e das alianças.

Eurípedes Júnior ponderou ao Valor que “não tem nada definido”. Ele observou que a nova direção não quer “retaliação a candidatos”. Argumentou que o objetivo da sigla é lançar o máximo de candidatos possíveis para alcançar a cláusula de barreira. O Pros precisa eleger pelo menos 11 deputados federais em nove Estados, ou obter 2 milhões de votos válidos, distribuídos em nove Estados. Atualmente, o Pros tem quatro deputados em exercício, e dois senadores.