Nancy Pelosi recebe alerta que China pode derrubar seu avião durante viagem a Taiwan

Um importante propagandista do governo chinês alertou que os militares da China podem atacar o avião que transporta a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, se for escoltado por aviões de combate dos EUA em uma escala muito especulada em Taiwan em sua próxima visita à Ásia.

Pelosi partiu na sexta-feira para uma excursão que pode incluir uma controversa parada em Taiwan, a democracia insular autônoma no centro das crescentes tensões entre Pequim e Washington.

Em um tweet agora banido, Hu Xijin, comentarista do Global Times, estatal chinês, escreveu: “Se os caças dos EUA escoltam o avião de Pelosi para Taiwan, é [uma] invasão. direito de expulsar à força o avião de Pelosi e os caças dos EUA, incluindo disparar tiros de advertência e fazer movimentos táticos de obstrução”.

“Se ineficaz, derrube-os”, acrescentou Hu, segundo o New York Post

O The Guardian chamou Hu de “rei troll da China” e seu “propagandista mais famoso” em um perfil de 2021. Hu foi ex-editor-chefe e secretário do partido do Global Times , onde “ajudou a estabelecer um novo tom emocionante para a China no cenário mundial”, disse o The Guardian.

Os assessores de Pelosi ainda não confirmaram se a viagem do presidente incluirá uma visita a Taiwan.

Respondendo à crescente raiva na China com a possibilidade de Pelosi pisar em Taiwan, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse: razão para isso porque não houve mudança na política americana em relação à One China”, relata a AP.

As tensões entre a China e Taiwan são altas há décadas, com a China considerando a ilha seu território. Em contraste, Taiwan, uma democracia insular de 23 milhões de habitantes que se separou da China comunista em 1947, se vê como um estado independente.

A possibilidade de uma visita de Pelosi à ilha desencadeou uma acalorada retórica e advertências de Pequim. Relatórios indicam que o Pentágono está planejando convocar aviões de guerra e navios dos EUA para fornecer segurança adicional perto de Taiwan se uma visita for realizada.

Os principais especialistas militares da China alertaram que uma visita de Pelosi a Taiwan poderia aumentar o risco de um “acidente” que poderia desencadear uma crise militar na região.