Mãe e filhos salvos de cárcere ficavam até 3 dias sem comer

Vizinhos relataram horrores que a família vivia em residência de Guaratiba, no Rio de Janeiro

Polícia resgatou família após denúncia anônima Foto: Reprodução / Globoplay

Mantida em cárcere privado por 17 anos junto de seus dois filhos, a mulher resgatada em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, afirmou que ela e os jovens chegavam a passar três dias sem poder comer. As três vítimas foram encontradas com desidratação e desnutrição grave na residência da família nesta quinta-feira (28).

A mulher contou que eles sofriam violência física e psicológica por parte de seu marido, Luiz Antonio Santos Silva, e que ele não permitia que ela trabalhasse ou que os filhos fossem à escola. As informações são do portal G1.

Após as vítimas serem libertadas, os vizinhos contaram ter se impressionado com a aparência da família. Para Marizete Dias, elas provavelmente não aguentariam por muito tempo mais.

– Vimos o estado que as duas crianças saíram daqui e mais uma semana, acho que não iria mais sobreviver, e eu falei com ela na ambulância. E ela está sem conseguir falar, se expressar, até porque de fraqueza – comentou.

Os filhos mantidos em cárcere são uma menina e um rapaz de 19 e 22 anos. Inicialmente, a polícia achou se tratar de crianças, em razão do estado de desnutrição em que se encontravam.

Marizete contou que chegou a conseguir dar uma banana para a garota no dia do resgate, e que ela teria comido a fruta com a casca, tamanha sua fome.

Ainda de acordo com os vizinhos, Luiz Antonio usava música alta para tentar abafar os gritos de socorro da família.

– A gente passava muitas vezes aqui e o som alto. Ele tinha uma aparelhagem de som muito grande aí dentro. Parece que para abafar a situação que estava acontecendo aí. Eu sabia que tinha duas crianças aí, mas eu nunca vi – contou o motorista Álvaro dos Santos.

– As crianças ficavam presas, amarradas. Na quarta-feira, eu trouxe pão, mas a mulher contou que o Luiz viu e jogou fora, contou que ele queria bater nela, que achou ruim, e que eles não comeram nada – acrescentou Sebastião Gomes da Silva.

Os moradores também relataram que o caso já havia sido denunciado no posto de saúde do bairro e também no conselho tutelar, mas nada tinha sido feito pelas autoridades.

– Ele é um cara forte, fala grosso. Simplesmente ficava aí dentro, ligava o som alto para abafar a situação. Foi denunciado várias vezes. Hoje chegou ao final – completou Álvaro.

Luiz Antonio foi preso nesta quinta, após a realização de uma denúncia anônima conta ele. O homem responderá por sequestro ou cárcere privado, maus-tratos, tortura e vias de fato.

A mulher e os filhos estão recebendo os devidos atendimentos médicos e acompanhamento de saúde mental.