Campanha diz que Lula irá aos debates, mas impõe exigências difíceis de serem cumpridas. Por Lauro Jardim

Lula está com um pé atrás em relação a debates durante a campanha

Lula alegou que não tem tempo para participar de debates

Lauro Jardim
O Globo

O comando da campanha de Lula repete a quem quiser ouvir: o petista vai a três debates no primeiro turno, contanto que sejam feitos em sistema de pool entre veículos de imprensa, sites e emissoras de rádio e TV.

Internamente, os petistas dizem que o primeiro desses três embates a que Lula comparecerá aconteceria exatamente daqui a um mês, no dia 28 de agosto, num evento que a campanha de Lula diz estar sendo organizado pela Band e que deve reunir também o SBT e outros veículos.

Já a turma de Jair Bolsonaro mantém-se descrente que Lula aceitará participar de debates. Confrontado com a garantia dada pela campanha do PT de que o ex-presidente irá, um assessor direto de Bolsonaro informa:

— Nunca discutimos a sério essa possibilidade. Mas se o Lula for mesmo, nos reuniremos para discutir o que deveremos fazer neste caso.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Parodiando o poeta Fernando Pessoa, embromar é preciso. Com telhado de vidro e biografia degradante, Lula não quer participar de nenhum tipo de debate. Por isso impôe essa exigência para formação de pools entre emissoras rivais, jornais e revistas. Se as estações de TV conseguirem se entender, o que é uma possibilidade bastante difícil, aí a campanha de Lula fará novas exigências sobre as regras dos debates, para inviabilizá-los. Esse é o jogo. A CNN e a Band  já desistiram das datas que tinham reservado. A TV Globo também criticou Lula nesta quarta-feira, apesar de estar preferencialmente contra  Bolsonaro. (C.N.)