Marielle Franco será homenageada com estátua no Rio de Janeiro

 (crédito: Instituto Marielle Franco/reprodução)
crédito: Instituto Marielle Franco/reprodução
Uma estátua em homenagem à vereadora Marielle Franco, executada em 2018, será inaugurada nesta quarta-feira (27), no Buraco do Lume, no centro do Rio de Janeiro. No local, a parlamentar costumava prestar contas para os eleitores.
A homenagem será feita no dia em que Marielle completaria 43 anos. A obra é do artista Edgar Duvivier e retrata Marielle de cabeça erguida e com o punho esquerdo levantado. De acordo com o Instituto Marielle Franco, a pose tem como intuito mostrar que “nada irá nos derrubar”, além de fazer alusão ao movimento negro.
“Erguer a Estátua de Marielle é fazer com que esta e as próximas gerações conheçam Marielle e tudo o que ela representa para grupos de pessoas que historicamente neste país foram impedidos de acessar seus direitos”, diz o instituto.
Na inauguração, também será celebrada uma missa em homenagem a Marielle e oferecida uma aula pública, ministrada pela diretora do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco, a escritora Eliana Alvez Cruz e pela professora Thula Pires.
Assassinato de Marielle 
A vereadora do Rio de Janeiro e o motorista dela, Anderson Gomes, foram mortos a tiros na noite de 14 de março de 2018, no Estácio, na região central do Rio de Janeiro. Ao todo, foram 13 tiros disparados contra o carro em que estavam.
Quatro anos depois, a Justiça ainda não conseguiu solucionar o caso. O sargento reformado da polícia Ronnie Lessa e o ex-policial militar Élcio de Queiroz estão presos acusados de serem os executores do crime. Porém, a polícia ainda não sabe quem são os mandantes e por que Marielle foi assassinada.