ZELENSKY: FRUSTRAÇÃO COM A OTAN

Apesar de reforçar sua confiança na vitória dos ucranianos, Zelensky disse que um dos maiores riscos enfrentados pelo seu país hoje é o cansaço em relação à guerra por parte de países do Ocidente, que vêm enviando armas e apoio para o enfrentamento dos invasores russos.

“Todos os países têm seus temas internos. Mas é importante para a gente que as pessoas não se cansem”, afirmou Zelensky em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, veiculada no domingo.

Ele manifestou também estar frustrado com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e reclamou de os líderes de países da aliança militar não terem ouvido os alertas da Ucrânia sobre uma possível invasão russa e agido antes para tentar evitar que isso tivesse acontecido

Zelensky disse que a Otan deveria ter tratado a Ucrânia como a Suécia e a Finlândia, que após o início da guerra decidiram pedir adesão à aliança militar, que vem tentando ratificá-la com a maior brevidade possível. “Lamento que a Otan não tenha nos ouvido. A Otan deveria ter nos defendido, deveria ter nos tratado do mesmo jeito que trata a Suécia e a Finlândia”, afirmou.