“Alienada, ignorante”, diz Sônia Abrão sobre Bebel Gilberto

Apresentadora fez duras críticas ao modo como a cantora tratou o símbolo nacional

Sônia Abrão criticou Bebel Gilberto por pisotear a Bandeira Nacional Fotos: Reprodução/Rede TV // Reprodução/Redes Sociais

A apresentadora Sônia Abrão comentou, neste domingo (24), a polêmica envolvendo uma atitude da cantora Bebel Gilberto, que pisoteou a Bandeira Nacional durante um show realizado na última terça-feira (19) nos Estados Unidos. Em suas redes sociais, Abrão chamou a artista de “alienada” e “ignorante”.

– Que podridão no ato de Bebel! Alienada, ignorante! Isso não é protesto, é achincalhe! A bandeira simboliza nosso povo, nossa nação, está acima de qualquer partido ou representante! Quem pisoteia nossa bandeira, não merece pisar nosso chão! Que fique por lá! – escreveu.

Mesmo após Bebel Gilberto pedir desculpas pela atitude, a apresentadora afirmou que era quase “impossível aceitar” o pedido, principalmente levando em conta o fato de que a cantora teria pegado a Bandeira Nacional e a arrastado pelo chão do palco onde se apresentou.

– Bebel Gilberto pediu desculpas em seu Instagram! É missão quase impossível aceitar, porque na continuação do vídeo – que vocês podem conferir na íntegra no @bebelgilberto – [ela] ainda pega a bandeira e sai arrastando pelo chão! – completa.

SOBRE O CASO
A cantora Bebel Gilberto, filha do compositor João Gilberto, pisoteou a Bandeira do Brasil durante um show em São Francisco, nos Estados Unidos, na última terça. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra Bebel recebendo uma Bandeira Brasileira no palco e, em seguida, jogando-a no chão. Após pisotear o símbolo nacional, ela performa alguns passos de samba e diz, em inglês:

– Desculpe fazer isso, mas acham que eu estou feliz de ser brasileira ou não? – questionou.

Após a forte repercussão negativa, Bebel disse lamentar o ato “impensado” que, segundo ela, teria dado munição para ataques do que chamou de “extrema-direita”.

– Foi um ato impensado meu, porque se tivesse tido tempo de raciocinar, teria me ocorrido que eu estava entregando de presente para a extrema-direita uma imagem com a qual poderiam destilar o seu ódio repugnante e o seu falso patriotismo. Essa gente que sequestrou os símbolos nacionais e corrói a democracia brasileira com o seu projeto autoritário de poder – afirmou Bebel.