Robô quebra dedo de criança durante partida de xadrez; veja vídeo

Episódio aconteceu durante o Aberto de Moscou; após engessar o dedo, menino retornou para a competição

Um robô quebrou o dedo de uma criança durante uma partida de xadrez, na Rússia. O momento de violência praticado pela máquina, desenvolvida para atuar em partidas do jogo, foi registrado e o vídeo viralizou nas redes sociais.

O fato aconteceu no dia 19 de julho, durante o Aberto de Moscou, e interrompeu o jogo conhecido pela lógica e pensamento estratégico. Presidente da federação russa de xadrez, Sergei Lazarev afirmou que o episódio aconteceu após o garoto, que não teve a identidade revelada, ter feito um movimento brusco que confundiu a máquina e a fez achar que o dedo do jovem era uma peça.

“O robô partiu o dedo do menino. A criança fez um movimento, e depois é necessário esperar pela resposta do robô. Mas o menino apressou-se, e o robô o agarrou”, disse Lazarev, que contou que o robô havia jogado inúmeras outras partidas sem ferir ninguém.

Sergei Smagin, vice-presidente da organização, apontou que a criança agiu de maneira precipitada e violou regras de segurança, informou jornal britânico The Guardian. O menino precisou engessar o dedo e retornou para a competição.