Obra de Marc Chagall e catadores de recicláveis do Piauí são temáticas presentes na nova edição da Revista Ciência & Trópico

Periódico reúne nove artigos que transitam nas áreas das ciências humanas, sociais e das artes

 

Análises sobre arte armorial, geopolítica, Covid-19, antropologia, relações políticas, feminismo, reciclagem, caatinga e vírus zika, em um só lugar. A Revista Ciência & Trópico, vol. 46, n°1 (2022) acaba de ser lançada pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Para acessar a edição, é só clicar no link: https://bit.ly/3avdrX2. A publicação é lançada semestralmente.

“Essa edição nos conduz a não perder o contato com o impulso elementar para a criação. E esperamos que os leitores possam construir conhecimentos, a partir dos diversos saberes, descobrindo percursos diferentes que realinham sua visão de mundo”, afirmou a editora-chefe da revista, Alexandrina Sobreira. Nesta publicação, o periódico conta com pesquisas atuais e consistentes, dispostas em nove artigos.

Todos sempre são avaliados e selecionados por inúmeros pareceristas, que têm a missão de apreciar de forma técnica os materiais. Para abrir a revista, foi escolhido o artigo “Chagall e os olhos da esperança: ao amigo desconhecido e o êxodo dentro do quadrilátero”. Nele, o autor analisa a obra do pintor, relacionando a paisagem de uma aldeia russa e o Nordeste do Brasil, com a influência dos judeus na formação cultural brasileira, no século XX.

No artigo seguinte, o pesquisador Martín Martinelli aborda a relação internacional entre Israel e Palestina com a interferência norte-americana. Já no artigo “Risco e perigo”, a pesquisadora Maria José de Rezende faz uma análise sociológica das prescrições da Organização das Nações Unidas para o combate à Covid-19, com base nos documentos preparados pelas ONU para propor ações de proteção e de combate aos impactos socioeconômicos, no contexto pandêmico.

São apresentadas, também, reflexões sobre uma nova abordagem para a pesquisa antropológica; a cultura política brasileira (de 1960 a 2000); o enfrentamento às violências sofridas pelas mulheres no País; a importância das plantas da Caatinga em Petrolina (PE); e os agentes catadores de recicláveis do município de Corrente (no Piauí). Neste último, as autoras destacam a relevância desses agentes para o desenvolvimento local e a preservação do meio ambiente. Para ilustrar a capa da Revista, foi escolhido um trabalho gráfico do artista Eudes Mota, datado de 1988. Como de costume, a imagem foi cedida pelo acervo iconográfico da Fundaj.