Chuvas deixam 7 mortos no Nordeste; bebê é resgatado de telhado

Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram atingidos por temporais desde sexta-feira

Josué Seixas e José Matheus Santos – Folha de São Paulo
MACEIÓ e RECIFE

Sete pessoas morreram, uma está desaparecida e dezenas de cidades estão em situação de emergência devido às fortes chuvas que, desde o fim de semana, ocorrem nos estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Houve temporais no Nordeste desde maio, com registros de deslizamentos, alagamentos e desabamento de casas. Em junho, o volume de chuvas havia diminuído, mas foi retomado na sexta-feira (1º).

imagem de trecho de vídeo de bebe no colo de bombeiro que se apoia em caixa dágua em escada em um telhado
Bombeiro resgata bebê apoiado em caixa d’água em Murici, no interior de Alagoas, no domingo (3) – @paulodantasalagoas no Instagram

Entre as cenas que marcaram o fim de semana estão a de um bebê e de seis pessoas da mesma família que foram retiradas pelos bombeiros no telhado de uma casa em Murici, interior de Alagoas.

Um dos militares retira o bebê apoiando-se em uma caixa d’água, e repassando-o à aeronave. Toda a família estava ilhada após o nível do rio Mundaú ter subido e inundado ruas da cidade.

Segundo os bombeiros, a família chegou até a laje da casa para escapar da cheia e esperou por ajuda. Os militares, então, removeram algumas telhas, por onde os familiares foram retirados e levados até o centro da cidade, onde receberam atendimento médico e passam bem.

Seis dos mortos são de cidades de Alagoas —Coruripe, Matriz do Camaragibe, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Campo Alegre. O estado tem 51 municípios, metade do total, em estado de emergência, com 11.674 pessoas desabrigadas e 48.135 desalojadas.

A situação escalonou por causa do transbordamento de rios e lagoas. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, a previsão é que deve continuar chovendo em Alagoas nos próximos dias, mas com menos intensidade.

Em Pernambuco, a situação também recebe cuidados. Segundo balanço divulgado no domingo (3) pelo governo estadual, 5.988 pessoas ficaram desalojadas e 1.085, desabrigadas.

Um agricultor de 64 anos morreu em Iati, no Agreste de Pernambuco, ao tentar desentupir bueiros de uma ponte. Ele caiu em um buraco e foi carregado pela força das águas, até ser encontrado longe do local, com escoriações na cabeça e sem vida.

Na Zona Mata Sul, no município de Jaqueira, um homem foi arrastado pela água ao tentar passar por uma praça alagada também no domingo. Até o momento, ele não foi localizado. Ao todo, 29 cidades do estado tiveram prejuízos. O nível das chuvas continua diminuindo.

mulher tenta passar em rua alagada, com casas ao fundo
Rua alagada em Pontal da Barra, um dos municípios de Alagoas atingido pelas chuvas; estado registrou seis mortos com o temporal – TV Globo/Reprodução

No Rio Grande do Norte, a chuva do fim de semana chegou bem perto da expectativa do mês inteiro em Natal. Foram 235 milímetros, 10 mm a menos do que o esperado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte. A Defesa Civil do município atendeu aproximadamente 50 chamados e 25 casas foram interditadas no bairro Felipe Camarão, já que uma cratera se abriu no local.

Natal está em estado de calamidade pública. O grande volume de chuva provocou o transbordamento de lagoas, alagamento de imóveis, crateras, redes de drenagem com problemas, deslizamentos e quedas de árvores.

O número de pessoas desabrigadas e desalojadas ainda não é grande, mas, segundo a Defesa Civil, três famílias e um idoso estão abrigados em uma escola municipal.