Realidade Pernambucana. Por CLAUDEMIR GOMES

Por CLAUDEMIR GOMES 

Nas cinco últimas rodadas do Brasileiro da Série B, Sport e Náutico não contabilizaram nenhuma vitória. Dos quinze pontos disputados, por cada um, somaram apenas três. O time alvirrubro marcou cinco gols e sofreu oito, ficando com um saldo negativo de três gols. Por outro lado, a equipe rubro-negra marcou dois gols e sofreu quatro, o que lhe deu um saldo de dois gols negativos. Com tais números fica difícil alimentar bons sentimentos em relação ao sucesso dos times pernambucanos nesta edição da segundona nacional.

A conta é simples: para obter um acesso tranquilo a Série A, um clube tem que, na sua campanha geral, ter contabilizado 19 vitórias e 8 empates. Como existe uma margem de erros para mais, ou para menos, existe a possibilidade de um time vir a se classificar na quarta vaga com 17, ou até, com 16 vitórias, a depender do número de empates contabilizados.

Com cinco vitórias somadas em quinze jogos, o Sport, com os seis empates que contabilizou, tem um aproveitamento de 46,7%. Até o final da disputa os leoninos farão 23 jogos, ou seja, disputam 69 pontos. Para alimentar o sonho da classificação, o time que a partir de domingo terá Lisca Doido no comando técnico, terá que ter um aproveitamento de 64%. Resumindo: para figurar no G4, ao final da competição, o Sport terá que vencer 14 das 23 partidas que lhes restam. Para quem contabilizou 5 vitórias em 15 jogos disputados até o momento, a missão é quase impossível.

Com apenas 3 vitórias na fraca campanha que descreveu em quinze vezes que foi a campo, o acesso para a Série A, este ano, para o Náutico, não passa de um sonho numa noite de verão. A equipe comandada por Roberto Fernandes vai lutar por uma campanha de manutenção. Vale lembrar que, 19, ou até 17 derrotas podem representar a queda do clube para a Série C.

Evidentemente que, este é o cenário do momento. Estamos a quatro rodadas do final do primeiro turno (jogos de ida), fato que serve de alerta para mostrar que o cenário pode ser alterado várias vezes. Entretanto, vale salientar que, na maioria das edições da Série B, desde que o campeonato passou a ser disputado pelo sistema de pontos corridos, dois ou três dos quatro clubes que encerram o primeiro turno no G4, ao final da competição concretizam o acesso.

Este ano, a briga para escapar da degola parece mais acirrada, visto que, apenas uma vitória separa o décimo-quinto colocado do lanterna, fato que abre a possibilidade de alguma equipe vir a ser rebaixada através dos critérios de desempate. Eis a grande importância do número de vitórias.

Regra de arquibancada: Na Série B o torcedor não cobra do time um futebol de qualidade. Ele exige apenas bons resultados. Razão pela qual as torcidas do Cruzeiro e do Vasco terem abraçado os seus times.