Presidente de Portugal após cancelamento de almoço por Bolsonaro: ‘Ninguém morre’

Presidente de Portugal

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, respondeu nesta sexta-feira (1º) ao cancelamento do convite pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), para almoçar no Palácio do Planalto na próxima segunda (4).

Bolsonaro se irritou após ficar sabendo que Rebelo de Sousa, que embarcou para o Brasil na noite de hoje, se encontraria com Lula neste domingo (3) e mandou o Itamaraty cancelar o almoço que estava previsto com o presidente português.

“Quem convida para almoçar é que decide se quer almoçar ou não. Se o presidente da República Federativa do Brasil entende que não pode, não quer, não é oportuno, que não entra na sua programação… eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal”, disse Rebelo de Sousa, segundo o jornal o Globo.

“Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não”, complementou o presidente de Portugal, lembrando o bom relacionamento de Bolsonaro com o tirano Vladimir Putin. “Agora, o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. Não é possível, ninguém morre.”

O presidente de Portugal disse ainda que a reunião com Lula é um compromisso com o ex-presidente, não com o candidato. Ele também vai se reunir com Michel Temer e tentar encontrar Fernando Henrique Cardoso, “personalidades que marcaram muito as relações entre Portugal e Brasil”.