Média nacional das pesquisas mostra Lula 7,7% à frente de Bolsonaro

Média ponderada com base nas mais recentes pesquisas confirma o favoritismo de Lula, com 40,9%, contra 33,2% de Bolsonaro

A média ponderada das intenções de votos para presidente, nos estados, com base nas mais recentes pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral e divulgadas até sexta (24), confirma o favoritismo de Lula (PT), com 40,9%, contra 33,2% de Jair Bolsonaro, segundo levantamento da Potencial Inteligência em parceria com o site Diário do Poder. Lula tem vantagem de 7,7 pontos percentuais, bem menor que algumas pesquisas recentes, como Datafolha, mas o petista lidera em 17 Estados, Bolsonaro em 8. Não houve pesquisa para presidente no Amapá e Rondônia.

Média de 25 pesquisas

A análise do estatístico Zeca Martins, diretor da Potencial, contempla 25 pesquisas, com mais de 37 mil entrevistas em 1.000 municípios.

Terceira via definha

De acordo a Potencial, Ciro Gomes (PDT), em 3º, tem média ponderada de 6,7% das intenções de voto, contra 1,8% de Simone Tebet (MDB).

Eleição polarizada

Os demais candidatos somam apenas 5,1%, os indecisos são 6,8% e prometem votar “branco” ou “nulo” 5,5% dos eleitores brasileiros.

Estatística descritiva

A análise da Potencial se utiliza da Estatística Descritiva e faz o cálculo da média ponderada da intenção de votos em cada um dos estados.