Na sequência de uma série de encontros cujo objetivo é a reaproximação com o empresariado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um encontro agendado com representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) no dia 5 de julho. As informações são da CNN Brasil.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice na chapa do petista na disputa presidencial, também deve participar da reunião.

O encontro será realizado a convite do próprio presidente da Fiesp, Josué Gomes, para que Lula e Alckmin apresentem à direção da entidade suas propostas para o país. A CNN apurou que a agenda já foi oficializada.

De acordo com aliados de Lula, o encontro da Fiesp era um desejo antigo do ex-presidente. A reaproximação com o setor industrial do país tem sido, inclusive, defendida por Alckmin.

A avaliação na campanha petista é a de que a reunião na entidade ganha ainda mais importância diante do fato de que Lula não deve participar do encontro da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com os presidenciáveis, próxima quarta.

A reunião marca uma mudança de postura do comando da entidade. Josué assumiu a presidência da Fiesp em julho do ano passado, após 17 anos da gestão de Paulo Skaf.

O empresário é filho do ex-vice-presidente José Alencar, que esteve ao lado do ex-presidente Lula nos seus dois mandatos (entre os anos de 2003 e 2010).

Uma das principais marcas da gestão de Skaf na Fiesp foi a campanha “Não vou pagar o pato”, que culminou na adesão da entidade à campanha pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Skaf também chegou a declarar apoio publicamente ao presidente Jair Bolsonaro. Josué tem dito com frequência que a Fiesp não vai adotar direcionamento político e que ele próprio decidiu se desfiliar do MDB antes de assumir o mandato na entidade.